Técnicas para chutar em provas de Vestibulares e no ENEM

Está com dúvidas e precisa chutar na prova ? Estão aí algumas dicas importantes:

- Estudar o conteúdo da prova
Como assim? Estudar para chutar? isso mesmo, essas estratégias se tratam de probabilidades, quanto mais você souber do conteúdo mais questões tu elimina e maior a probabilidade de acerto na hora do chute, se você ficar entre duas questões terá 50% de chances, essa chances diminuem conforme aumenta o número de questões.

- Chutar no tempo certo
Segundo o Professor Paulo Sampaio, você deve chutar quando o tempo para realizar a prova estiver acabando, tente eliminar o máximo de questões possíveis antes de chutar.

- Não chute sempre na mesma 
Apesar de muitos aconselharem a chutar sempre na mesma questão, esse é um método bastante arriscado, pois o MEC exige igualdade nas questões, em torno de 20% para cada letra.

- Eliminação
Elimine o máximo de questões de conseguir, isso aumentará sua probabilidade de acerto.

- Repetição
Verifique se há respostas que se repetem, caso existam, estas tendem a ser as corretas. Por exemplo:
A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco
Note que as palavas Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

-Respostas semelhantes
Geralmente o examinador tende a tentar confundir o candidato colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta. Com isso as alternativas que são muito semelhante a outras provavelmente conterão a alternativa correta. Por exemplo:
A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5
D) 18,2
E) 20,5
Nesse caso a alternativa B é semelhante ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

- Generalizando tudo
Desconfie de toda alternativa que generaliza um determinado assunto, aqui vale a máxima que toda regra tem a sua exceção, quando houver alternativas desse tipo elas tem maior probabilidade de estarem erradas. Segue alguns exemplos de palavras que generalizam assuntos: nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total.

Apesar das dicas acima, a melhor dica que podemos dar aos alunos que estão se preparando para o o vestibular e/ou Enem é focar nas questões que eles sabem responder. 

Lembre-se: se não souber de jeito nenhum uma questão, ou se o tempo da prova estiver acabando, o chute será a única opção.

2 comentários: