A questão da água, uso e problemas - 20 Exercícios com gabarito

01. (ENEM) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.
b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.


02. (IFSul) Como se define a camada superficial de gelo, resultante do congelamento da água do mar?

a) Banquisa.
b) Iceberg.
c) Recifes.
d)  Corais.

03. (IFMG) O nível de vazão do Rio Itapecuru preocupa os técnicos da Agência Nacional de Águas. Quem depende do rio para sobreviver teme que ele seque ainda mais. Grandes árvores caídas às margens do rio são o sinal do desastre ecológico. Sem raízes para segurar a areia ela escorre para o leito do rio. De acordo com dados coletados por técnicos da Agência Nacional de Águas, o nível de vazão do Rio está doze metros cúbicos abaixo do aceitável. A Secretaria do Meio Ambiente informou que realiza um trabalho educativo nas escolas e que a extração da areia é feita por meio de dragas que ameniza o problema no rio.
(HTTP://g1.globo.com/ma/maranhão. Acesso em: 15/11/2012. Adaptado.)

O fenômeno relatado acima pode provocar no Rio Itapecuru:

a) enchentes.
b) morte de peixes por substâncias tóxicas na água.
c) aumento de ácido sulfúrico nas águas.
d) aumento de monóxido de carbono nas águas.

04. (IFNMG) Com relação à drenagem de bacias hidrográficas, marque a alternativa INCORRETA:

a) Drenagem Exorreica: quando o rio deságua em um oceano.
b) Drenagem Endorreica: quando o rio deságua em um lago ou mar interno.
c) Drenagem Arreica: quando o rio deságua em outro rio.
d) Drenagem Criptorreica: quando um rio tem drenagem subterrânea.

05. (PUCRS) Observe a identificação numérica das principais correntes oceânicas no mapa, e o enunciado.

As correntes oceânicas, do ponto de vista geográfico, são os movimentos mais importantes que as águas do mar apresentam. Essas grandes massas de água salgada correm na superfície dos oceanos, seguindo cursos irregulares. Além de serem fonte de alimentos necessários à vida marinha, também influem no clima de deter- minados locais, como, por exemplo, a corrente de número ____, denominada Corrente __________, a qual, por ser quente, é responsável por um inverno mais ameno nas ilhas __________ e na Grã-Bretanha.

a) 1, do Labrador, da Groenlândia
b) 2, do Golfo, da Irlanda.
c) 3, das Guianas, das Malvinas
d) 4, de Bengala, de Chipre
e) 5, da Califórnia, dos Açores.

06. (UPE)  “Há na superfície oceânica uma corrente que transporta águas quentes e salinas para o nordeste do Atlântico. O calor que ela libera para a atmosfera aquece a Europa ocidental, constituindo fundamental importância para o andamento do tempo naquele continente. Perdendo calor, a água se esfria,   mistura-se com as águas mais frias de origem ártica e se torna tão densa que acaba afundando...”

Esse texto está se referindo à

a) Contra-Corrente Sul-Equatorial.
b) Corrente Kuro Sivo.
c) Corrente “El Niño Atlântico”.
d) Corrente do Golfo.
e) Corrente Quente do Brasil.

07. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem.

A urbanização promove alterações no ciclo hidrológico, por reduzir a infiltração no solo. O volume de água que deixa de infiltrar permanece na superfície, ............... o escoamento superficial. As vazões máximas............... . Com a redução da infiltração, ............... o nível do lençol freático.

a) aumentando – aumentam – diminui
b) aumentando – aumentam – aumenta
c) diminuindo – diminuem – diminui
d) diminuindo – aumentam – diminui
e) aumentando – diminuem – aumenta

08. (UFC) A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.

a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.
b) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição, têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.
d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.
e) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.

09. (UERJ) A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) – assinada pelo Brasil em 1982 e ratificada em 1988 – introduz ou consagra os conceitos de mar territorial, zona econômica exclusiva e plataforma continental.
Em 1993, o Governo brasileiro sancionou a lei que tornou os limites marítimos brasileiros coerentes com os limites preconizados pela CNUDM. O mar territorial brasileiro de 200 milhas marítimas – instituído em 1970 – passou a ser de 12 milhas marítimas, ao qual foram acrescidas 188 milhas referentes à zona econômica exclusiva.

J. M. DE SOUZA
Adaptado de www.scielo.br

A alteração da legislação brasileira no que se refere aos limites marítimos reflete as mudanças na diplomacia externa do país dos anos 1970 para os anos 1980/1990.

As duas diretrizes da política externa do Brasil, para cada um desses dois períodos, estão formuladas, respectivamente, em:

a) gestão pública alicerçada nas principais demandas populares – adoção dos novos princípios mundiais de domínio compartilhado dos recursos naturais
b) exercício da soberania baseado em decisões unilaterais de inspiração nacionalista – integração a sistemas multilaterais de decisão na esfera mundial
c) ação do Estado fundamentada na lógica de alianças da Guerra Fria – submissão às resoluções dos organismos internacionais manipuladas pelas potências hegemônicas
d) intervenção governamental em defesa dos interesses econômicos externos – implantação de uma estratégia de consenso internacional em detrimento dos capitais nacionais

10. (UNIFEI) À medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente demanda pela água, que é utilizada de diversas formas como, por exemplo, no uso doméstico, nas indústrias, na agricultura e pecuária. Com relação à demanda de água, assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade.

a) No uso doméstico, pelas atividades cotidianas como as de limpeza e lazer.
b) Na agricultura, principalmente na irrigação de lavouras.
c) Na pecuária, na dessedentação de animais.
d) Na indústria, principalmente nos parques industriais para, por exemplo, mover máquinas, resfriar peças e gerar energia.

11. (UCS/RS) Os oceanos são importantes para o desenvolvimento e a manutenção do nosso planeta.
Sobre os oceanos é correto afirmar que

a) apresentam circulação interna de correntes quentes e ausência de correntes frias.
b) a regulação do clima que executam ocorre nos períodos de equinócio.
c) a regulação do clima que executam ocorre nos períodos de solstício.
d) apresentam movimentos de águas chamadas correntes marítimas.
e) têm sua salinidade determinada pela quantidade de plânctons que possuem.

12. (MACK) Na costa pacífica sul-americana, observamos países, como o Peru, que possuem uma economia fortemente influenciada por intensa piscosidade. Isso se deve à riqueza de nutrientes encontrados no litoral, especialmente o plâncton, que se prolifera por meio do fenômeno da ressurgência.
Escolha abaixo a alternativa que revele a corrente marítima que, nessa região, é responsável pelo fenômeno citado.

a) Corrente do Golfo do México
b) Corrente do Pacífico Norte
c) Corrente de Humboldt
d) Corrente de Falklands
e) Corrente do Pacífico Sul

13. (PUCSP) A água encontra-se neste início de século em condições que exigem sérios cuidados. Além do volume existente desse recurso, é importante considerar sua distribuição geográfica e suas formas de uso para preservá-lo. Tendo como referência o planeta, pode-se afirmar que

a) o consumo mundial de água doce é maior na agricultura (mais de 70%), mas esse índice tende a cair, pois a agricultura está se concentrando cada vez mais em áreas já úmidas.
b) o maior estoque de água doce é subterrânea, superando o volume de águas em estado sólido (calotas polares, geleiras e neves permanentes), em razão do derretimento provocado pelo efeito estufa.
c) apenas ¼ das águas do planeta não é de água salgada, e esse volume é insuficiente para as necessidades humanas, o que obriga ações de dessalinização das águas oceânicas.
d) existe notória desigualdade na distribuição das águas continentais e, nesse aspecto, a América do Sul é um dos continentes mais abastecidos com esse recurso natural, em especial nas áreas tropicais.
e) embora na área intertropical do planeta haja uma dominância de climas chuvosos, os estoques de água doce não são expressivos nessa área, pois essa também é uma área de grande evaporação.

14. (ENEM) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:

I. Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.

Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:

a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização
de córregos e rios.
b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.
c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.
d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

15. (ENEM) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

16. (UERJ) O Índice de Pobreza em Água é um indicador criado com a finalidade de estabelecer relações entre o acesso à água potável e as características do meio natural e de cada sociedade.
Com base no mapa, a maior presença de países em situação crítica quanto ao acesso à água potável está no subcontinente denominado:

a) Oriente Médio   
b) Ásia Meridional   
c) América Andina   
d) África Subsaariana

17. (ENEM)  Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.

Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

a) desenvolver processos de reutilização da água.
b) explorar leitos de água subterrânea.
c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
d) captar águas pluviais.
e) importar água doce de outros estados.

18.  (UFPI PI) A oceanografia estuda as condições físicas e biológicas dos mares e oceanos. Para efetuar as medições de profundidade e representá-las em mapas usam-se isolinhas. Assinale a alternativa que indica corretamente os tipos de isolinhas utilizadas por esses mapas.

a) Hipsométricas.
b) Batimétricas.
c) Organométricas.
d) Altimétricas.
e) Termométricas.

19. (Puc RJ) Um rio, dependendo do seu débito e da velocidade do escoamento de suas águas, desgasta, transporta e deposita partículas sólidas. No momento em que o rio chega ao nível do mar ou desemboca em outro rio, isto é, atinge o seu nível de base, sua capacidade de transportar material sólido:

a) é igual a zero.
b) aumenta para jusante.
c) é maior que na nascente.
d) mantém-se constante.
e) tende a aumentar.

20. (UFPB PB) A água é um recurso natural essencial para a manutenção da vida em nosso planeta. Com respeito à sua grande importância, é INCORRETO afirmar-se:

a) A ação devastadora do homem, através dos desmatamentos, da poluição e da urbanização, entre outros fatores, influencia no ciclo hidrológico.
b) As florestas são importantes porque retêm as águas das precipitações pluviais, facilitando sua infiltração no subsolo.
c) O homem não precisa se preocupar demasiadamente com este recurso natural, porque ele é abundante.
d) Os oceanos e os mares são a fonte da quase totalidade da água que movimenta o ciclo hidrológico.
e) No ciclo hidrológico, além dos oceanos, contribuem também as geleiras, os rios, os lagos, os solos e os seres vivos.


 GABARITO 

01 - B /02 - A /03 - A /04 - C /05 - B /06 - D /07 - A /08 - A /09 - B /10 - B /11 - D /12 - C /13 - D /14 - C /15 - E /16 - D /17 - A /18 - B / 19 - A / 20 - C

_____________________________
Poderá ver também: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário