Cerrado - 10 Exercícios com gabarito

01. (UNESP) Leia o texto:

“Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de Km², hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana”.
(www.portalbrsil.net. Acessado em 29.04.2008. Adaptado.)   
O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:

a) Campos
b) Floresta Latifoliada
c) Caatinga
d) Cerrado
e) Floresta Equatorial

02. (PUC-SP) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?

“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.

a) Floresta tropical
b) Caatinga
c) Formação do Pantanal
d) Mata semiúmida
e) Cerrado

03. (UFMT) Nas zonas do cerrado, no Centro-Oeste brasileiro, onde o clima dominante é de duas estações (secas de inverno e chuvas de verão) ocorre uma outra forma localizada de vegetação, a saber:

a) as "ilhas úmidas", em torno de áreas mais elevadas, que recebem maior pluviosidade.
b) os "campos abertos", geralmente encontrados em manchas de solos mais férteis.
c) a "mata de igapó", quase sempre inundada e que se situa nas margens de rios pobres em sedimentos.
d) o "cerradão", encontradiço nos platôs mais elevados, onde predominam formações vulcânicas.
e) a "mata-galeria", devido à presença de maior umidade nos solos das margens dos rios.

04. (UNCISAL) Esse bioma brasileiro se estendia originalmente por uma vasta área de aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados (km2); atualmente, restam apenas 18% desse total. Esse bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Esse bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu com a ocupação humana. Identifique o bioma brasileiro a que o texto faz referência.

a) Campos
b) Cerrado
c) Caatinga
d) Floresta Equatorial
e) Floresta Latifoliada

05. (IFTM) Bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria. O Brasil possui uma diversidade de fauna e flora surpreendente; isso acontece devido ao seu imenso território, associado às suas condições climáticas. Esse fato pode ser facilmente observado em uma simples viagem pelas regiões brasileiras.

Qual das alternativas abaixo apresenta somente características corretas a respeito dos biomas encontrados no Brasil?

a) Bioma Pampa – área típica de pecuária extensiva, esse bioma possui diversidade vegetal significativa, com o aparecimento de gramíneas e florestas de araucárias. O surgimento desse pinheiro brasileiro ocorre devido ao clima temperado que abrange grande parte da região Sul do Brasil.
b) Bioma Mata Atlântica - é a formação mais devastada de todo território brasileiro. Estima-se que reste atualmente 7% de sua cobertura original. É o bioma nacional mais rico em biodiversidade. De acordo com a compartimentação do relevo se divide em: mata de igapó, mata de várzea e floresta de altitude.
c) Bioma Amazônia – possui a maior floresta da zona intertropical do globo. Atualmente enfrenta problemas devido ao desmatamento intensivo. Devido ao clima tropical super-úmido, que atua sobre a maior parte desse bioma, a vegetação é adaptada ao grande volume de chuvas que cai nessa região.
d) Bioma Cerrado – uma formação com árvores, arbustos e campos. Ocorre nesse bioma o aparecimento de árvores com galhos retorcidos e casca grossa. Devido ao clima tropical semi-úmido ou tropical típico, com abundância de chuvas no verão e inverno seco, ocorrem queimadas com frequência no período de estiagem.
e) Bioma Caatinga - nome indígena que significa “mata branca”, esse bioma se concentra somente na região Nordeste do Brasil. Devido a escassez de chuva, entre 250 mm e 300 mm mensais, surgem plantas xerófitas associadas a vegetação arbustiva. A atividade predominante na região é a pecuária extensiva.

06. (FUVEST) A partir da década de oitenta do século XIX, programas agrícolas promoveram o desenvolvimento da região centro-oeste do Brasil. Isso foi realizado com grande aplicação de capital e utilização de técnicas agrícolas avançadas. Podemos afirmar que a substituição das formações do cerrado pela agricultura mecanizada, entre outras características,

a) Foi favorecida pela grande fertilidade de suas terras planas, próprias dos chapadões.
b) Aumentou a tendência natural de processos erosivos por interferências antrópicas, como a compactação do solo.
c) Desnudou extensas áreas de mares de morros, provocando assoreamento de rios como o Araguaia.
d) Gerou poucos impactos ambientais, tendo em vista a substituição de uma cobertura vegetal por outra.
e) Eliminou as queimadas naturais e antrópicas na região com o uso de irrigação por gotejamento.

07. (FUVEST) Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.

I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.

II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.

III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.

Está correto o que se afirma em:

a)  I, apenas.
b)  II, apenas.
c)  III, apenas.
d)  I e II, apenas.
e)  I, II e III.


08. (ENEM) A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado. Segundo ambientalistas, o cerrado brasileiro corre o risco de se transformar em um deserto.
A respeito desse assunto, analise as afirmações abaixo.
I - Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura vegetal original do cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o cerrado brasileiro se transformará em deserto.
II - Sabe-se que a eventual extinção do bioma cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas brasileiros.
III - A substituição de agrotóxicos por bioinseticidas reduz a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado.

É correto o que se afirma

a) apenas em I.
b) apenas em III.
c) apenas em I e II.
d) apenas em II e III.
e) em I, II e III.

09. (ENEM) Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares. As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são: 

a) Cascas finas e sem sulco ou fendas.
b) Caules estreitos e retilíneos.
c) Folhas estreitas e membranosas.
d) Gemas apicais com densa pilosidade.
e) Raízes superficiais, em geral, aéreas.

10. (UERJ) Determinadas práticas econômicas agravam o avanço de desertificação em áreas brasileiras como o cerrado. Além das causas naturais envolvidas, o processo de desertificação é acelerado pelas seguintes ações humanas:

a) Desmatamento e criação extensiva de gado em áreas tropicais
b) Urbanização acelerada e implantação de loteamentos sobre pastagens
c) Abertura de estradas e plantio de pastos artificiais em áreas de mata equatorial.
d) Desvio de cursos de água em projetos de irrigação e uso de pesticidas na pecuária intensiva.


 GABARITO 

01 - D
02 - E
03 - E
04 - B
05 - D
06 - B
07 - D
08 - B
09 - D
10 - A

Um comentário:

  1. BEM INTERESSANTE ME AJUDOU A ESTUDAR PRA MEU CURSO DE CIENTISTA

    ResponderExcluir