Simulado de geografia (SG02) - 20 Questões comentadas

01. (PUC-RJ 2016) Em relação à maritimidade e à continentalidade, é correto afirmar que 

a) as massas continentais são aquecidas e resfriadas mais lentamente do que as grandes massas que formam os oceanos. 
b) as massas oceânicas afetam mais as temperaturas dos continentes quando localizadas nos litorais orientais. 
c) as temperaturas diárias variam mais em cidades próximas aos litorais do que em outras, distantes deles. 
d) as temperaturas nas regiões centrais dos continentes variam mais do que em cidades litorâneas. 
e) as massas oceânicas e continentais não têm influência direta nas amplitudes térmicas no planeta.

02. (UFRGS 2016) O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (http://www.ipcc.ch) é uma das maiores redes globais de cooperação e coordenação de pesquisas sobre mudanças climáticas globais. O aquecimento global é uma das maiores preocupações desse vasto grupo de cientistas do mundo todo. Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências do aquecimento global.

I - O Monte Kilimanjaro na África, porções da Cordilheira dos Andes e da Cordilheira do Himalaia provavelmente perderão a maioria de seu gelo glacial nas próximas duas décadas. 
II - A intensidade dos ciclones tropicais, correlacionada à elevação das temperaturas da superfície do mar em regiões tropicais, aumentará. 
III - Secas mais longas e intensas, particularmente nos trópicos e subtrópicos, como as regiões do Sahel, Mediterrâneo, África meridional, Oeste dos Estados Unidos, já estão sendo observadas e aumentarão de intensidade. 

Quais estão corretas? 

a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas I e III. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III.

03. (UFRGS 2016) Júlio Verne, ao escrever Viagem ao Centro da Terra, trouxe para a ficção o conhecimento científico que estava sendo desenvolvido na época. Assim, a escolha da Islândia como cenário para sua narrativa justifica-se pelas suas características geográficas, mas também pela sua posição na crosta terrestre. Considere as afirmações sobre a Islândia e sobre as camadas da Terra. 

I - A Islândia, localizada em área de afastamento de placas tectônicas, possui vulcões ativos, áreas geotermais e uma falha que corta o país de norte a sul. 
II - O manto localizado sob a crosta terrestre é fluido e se movimenta através de correntes convectivas que se formam pela diferença de temperatura existente no interior do planeta. 
III- O núcleo, que apresenta uma parte interna sólida e uma parte externa líquida, é a camada mais quente da Terra, e estima-se que sua temperatura pode atingir 6000°C. 

Quais estão corretas? 

a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas III. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III.

04. (UFRGS 2016) Considere as afirmações abaixo, sobre o Sistema de Posicionamento e Navegação Global, mais conhecido pela sigla em inglês GPS. 
I - O sistema é composto por três segmentos: espacial (os satélites em torno da Terra); controle terrestre (estações de monitoramento e recepção na superfície) e usuários (através de aparelhos receptores exclusivos ou incorporados em outros). 
II - O desenvolvimento do sistema de telefonia móvel (celular) foi o grande impulsionador para a criação de GPSs, uma vez que, sem smartphones, esses sistemas provavelmente não existiriam ou teriam aplicação extremamente limitada. 
III- Os satélites de GPS possuem órbita fixa e sua disposição permite ao aparelho, na mão do usuário, captar informação de, pelo menos, quatro deles, permitindo assim o cálculo das coordenadas geográficas.

Quais estão corretas? 

a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas I e III. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III.

05. (PUC-RJ 2016) A expressão “região metropolitana” surgiu na legislação constitucional brasileira em 1967, mediante Lei Complementar, dando competência à União para estabelecer regiões metropolitanas constituídas por municípios integrados à mesma unidade socioeconômica que visassem à realização de serviços comuns. A partir da Constituição Federal de 1988, essa competência para definir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões passou a ser do(s): 

a) Poder Judiciário federal. 
b) Poder Executivo federal. 
c) Ministério das Cidades. 
d) Governos municipais. 
e) Governos estaduais. 

06.  (PUC-RJ 2016) O biodiesel é um combustível feito a partir de plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal) com a finalidade de substituir o óleo diesel em automóveis pesados como caminhões. Esses óleos (vegetais ou animais) são misturados com etanol, proveniente da cana de açúcar, ou metanol, que pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras. Ou seja, é um combustível orgânico e renovável. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2015. Adaptado. 

Dentre as benesses ambientais da produção e uso do biodiesel para a Terra, destaca-se a: 

a) redução de emprego no campo, diminuindo-se a renda e o êxodo rural. 
b) ampliação do uso de áreas florestadas, gerando-se maior biodiversidade. 
c) elevação do preço dos produtos derivados, reduzindo-se o seu consumo. 
d) produção agrícola em larga escala, ampliando-se o uso de água nos cultivos e criações. 
e) diminuição do uso de combustíveis fósseis, reduzindo-se a oferta de fontes poluidoras.

07. (PUC-RJ 2016)  As organizações de cooperação internacional cresceram muito após a 2ª Guerra Mundial. Em 1948, uma dessas organizações foi criada para gerir o Plano Marshall, que reconstruiria a Europa destruída pelo conflito. Posteriormente, nos anos de 1960, essa organização passou a aceitar membros não europeus que seguissem os preceitos da democracia representativa e da economia de livre mercado. Atualmente, ela fornece uma plataforma ampla de comparação entre políticas econômicas, visando a solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais, sendo referência em temas sobre modelos de desenvolvimento e qualidade de vida, em múltiplas escalas. Ela é denominada de Organização: 

a) do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). 
b) para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 
c) dos Estados Americanos (OEA). 
d) Mundial do Comércio (OMC). 
e) das Nações Unidas (ONU).

08. (FUVEST 2016) Há dois lados na divisão internacional do trabalho [DIT]: um em que alguns países especializam􀀀se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou􀀀se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções. Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como um serviçal. Continua existindo a serviço de necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, cobre e carne, frutas e café, matérias􀀀 primas e alimentos, destinados aos países ricos que ganham, consumindo􀀀os, muito mais do que a América Latina ganha produzindo􀀀os.
Eduardo Galeano. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Adaptado.

Sobre a atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), no que diz respeito à mineração na América Latina, é correto afirmar: 

a) O México é o país com maior produção de carvão, cuja exportação é controlada por capital canadense. Para tal situação, o padrão de dominação Norte/Sul na DIT, mencionado pelo autor, é praticado no mesmo continente. 
b) A Colômbia ocupa o primeiro lugar na produção mundial de manganês, por meio de empresas privatizadas nos dois últimos governos bolivarianos, o que realça sua posição no cenário econômico internacional, rompendo a dominação Norte/Sul. 
c) O Chile destaca-se pela extração de cobre, principalmente na sua porção centro-norte, que é, em parte, explorado por empresas transnacionais, o que reitera o padrão da DIT mencionado pelo autor. 
d) A Bolívia destaca-se como um dos maiores produtores de ferro da América Latina, e, recentemente, o controle de sua produção passou a ser feito por Conselhos Indígenas. Essa autonomia do País permitiu o rompimento da dominação estadunidense. 
e) O Uruguai é o principal produtor mundial de prata, e o controle de sua extração é feito por empresas transnacionais. Nesse caso, mantém-se o padrão da inserção do país na DIT mencionada pelo autor. 

09. (UFRGS 2016) O deslocamento diário de pessoas entre municípios que fazem parte de uma mesma região metropolitana é denominado de 

a) migração pendular. 
b) migração internacional. 
c) migração interestadual. 
d) emigração. 
e) êxodo rural.

10. (UFRGS 2016) Assinale a alternativa que apresenta somente países de baixa densidade demográfica.

a) Noruega, Canadá e Austrália
b) Estados Unidos, Índia e Austrália.
c) Nigéria, Brasil e Canadá
d) Rússia, Austrália e China.
e) Brasil, Paquistão e Argentina.

11. (UFRGS 2016) Sobre os conflitos de terra que envolvem os povos indígenas brasileiros, é correto afirmar que 

a) a expansão das grandes empresas rurais esbarra no processo de demarcação de terras indígenas, o que tem motivado violentos confrontos armados no Centro-Oeste do país. 
b) as áreas destinadas aos povos indígenas no Mato Grosso do Sul, estado que possui a segunda maior população indígena do país, representam mais da metade do território do estado. 
c) os conflitos do Centro-Oeste são recentes, fruto da expansão da agroindústria nos anos 2000. 
d) os conflitos na região norte praticamente não existem mais, uma vez que as empresas rurais estão concentradas nos estados do Centro-Oeste. 
e) menos da metade dos índios brasileiros vive em terras indígenas reconhecidas pelo governo.

12. (FUVEST 2016) É preocupante a detecção de resíduos de agrotóxicos no planalto matogrossense [Planaltos e Chapada dos Parecis], onde nascem o rio Paraguai e parte de seus afluentes, cujos cursos dirigem-se para a Planície do Pantanal. Em termos ecológicos, o efeito crônico da contaminação, mesmo sob baixas concentrações, implica efeitos na saúde e no ambiente a médio e longo prazos, como a diminuição do potencial biológico de espécies animais e vegetais.
Dossiê Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/Expressão Popular, 2012. Adaptado.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar: 

a) No Mato Grosso do Sul, prevalece a criação de caprinos nas chapadas, ocasionando a contaminação dos lençóis freáticos por resíduos de agrotóxicos. 
b) No Mato Grosso, ocorre grande utilização de agrotóxicos, em virtude, principalmente, da quantidade de soja, milho e algodão nele cultivada. 
c) Em Goiás, com o avanço do cultivo da laranja transgênica voltada para exportação, aumentou a contaminação a montante do rio Cuiabá. 
d) No Mato Grosso, estado em que há a maior área de silvicultura do país, há predominância da pulverização aérea de agrotóxicos sobre as florestas cultivadas. 
e) No Mato Grosso do Sul, um dos maiores produtores de feijão, trigo e maçã do país, verifica-se significativa contaminação do solo por resíduos de agrotóxicos. 

13. (UNICAMP 2016) País da África Austral que se tornou independente em 1975 após séculos de colonialismo europeu. No período posterior à independência, a terra passou a ser propriedade do Estado, com predomínio de uso pela população camponesa e com forte participação das mulheres na produção agrícola familiar. De 1976-1992 vivenciou intensos conflitos produzidos pela guerra civil envolvendo dois dos principais grupos armados do país. O texto acima faz referência ao seguinte país: 

a) Congo. 
b) África do Sul. 
c) Moçambique. 
d) Nigéria

14. (UNICAMP 2016) O processo contemporâneo de metropolização do espaço e a grande metamorfose que vem ocorrendo em algumas metrópoles têm significado mudanças territoriais expressivas. Há intensificação e multiplicidade de fluxos de pessoas, mercadorias e informações, bem como crescimento do número de cidades conurbadas, onde não se distingue muito bem, na continuidade da imensa área construída, o limite municipal de cada uma delas. Tanto em São Paulo, por exemplo, como na Cidade do México, em Buenos Aires ou em Santiago, vamos encontrar a manifestação desse momento mais avançado da urbanização. (Adaptado de Sandra Lencioni, A metamorfose de São Paulo: o anúncio de um novo mundo de aglomerações difusas. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n.120, p. 133-148, jan./jun., 2011.) 

Tendo em vista a metrópole contemporânea, é correto afirmar que se trata de uma 

a) única aglomeração, mas dispersa e fragmentada, onde fluxos imateriais regem um conjunto diferenciado de lugares. 
b) única aglomeração, pois é compacta e coesa, onde fluxos imateriais regem um conjunto diferenciado de lugares. 
c) metrópole compacta e coesa, organizada exclusivamente por uma estrutura hierárquica de fluxos imateriais. 
d) metrópole dispersa e fragmentada, organizada exclusivamente por uma estrutura hierárquica de fluxos materiais.

15. (UNICAMP 2016) Considerando as atuais características demográficas da população indígena brasileira, assinale a alternativa correta. 

a) Ainda existem etnias indígenas isoladas no interior da Amazônia, vivendo em grandes aldeias, com predominância de idosos, e desenvolvendo roças para o autoconsumo. 
b) A atual população indígena brasileira supera, em contingente e em etnias, os habitantes nativos encontrados no início da colonização no século XVI. 
c) Enquanto a população indígena do centro-sul obteve crescimento demográfico, a população habitante da Amazônica apresentou forte redução de contingente. 
d) Verifica-se a tendência de reversão da curva demográfica, tendo em vista o crescimento atual da população indígena no país, sendo que a maior parcela desse contingente vive em áreas rurais.

16. (UNICAMP 2016) A Constituição Federal promulgada em 1988 define que a República Federativa Brasileira compreende a União, os Estados Federados, o Distrito Federal e os municípios, todos autônomos. Das alternativas abaixo, aponte aquela que apresenta corretamente atribuições que são de competência exclusiva da União. 

a) Promover o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano. 
b) Explorar os serviços e instalações nucleares e exercer monopólio estatal sobre a pesquisa, a lavra e o enriquecimento de minérios nucleares. 
c) Instituir as regiões metropolitanas, as aglomerações urbanas e as microrregiões administrativas constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes. 
d) Organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, serviços públicos de interesse local, incluído o transporte coletivo.

17. (UNESP 2016) Entre os eventos políticos e culturais que marcaram a década de 1960, podem-se citar: 

a) a criação da Organização das Nações Unidas, a Revolução Húngara e o surgimento do rock. 
b) a Primavera de Praga, a independência de Angola e Moçambique e o aparecimento da arte concreta. 
c) o processo de implantação do socialismo em Cuba, a Guerra do Vietnã e o movimento hippie. 
d) o julgamento de Nuremberg, a Guerra da Coreia e o surgimento do jazz e do blues. 
e) a independência da Índia e do Paquistão, o surgimento do peronismo e a pop art.

18. (UNESP 2016) Uma das consequências da retirada de coberturas vegetais florestadas é 

a) a redução das temperaturas médias locais. 
b) o empobrecimento do solo. 
c) o aumento da evapotranspiração. 
d) a elevação do lençol freático. 
e) a eliminação de pragas.

19. (UNESP 2016) Ao promover a livre circulação de mercadorias e serviços entre Estados Unidos, Canadá e México, o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte ratificou as chamadas maquiladoras, caracterizadas como 

a) indústrias estadunidenses em território mexicano, que realizam a montagem de produtos através da exploração de mão de obra. 
b) parques tecnológicos estadunidenses em regiões de fronteira mexicana, que priorizam o desenvolvimento industrial regional via compartilhamento dos meios de produção. 
c) indústrias mexicanas em território estadunidense, que produzem bens de consumo por meio de parcerias para o desenvolvimento produtivo. 
d) universidades técnicas mexicanas em território canadense, que investem na qualificação profissional via intercâmbio de trabalhadores. 
e) empresas canadenses em território estadunidense, que objetivam a prestação solidária de serviços essenciais às cidades mexicanas.

20. (UNESP 2016) É necessário adotar estratégias globais que visem a um aprimoramento técnico-científico, educacional e do desenvolvimento econômico-social, tendo como ponto de convergência os interesses maiores da humanidade, quais sejam, a melhoria geral da qualidade de vida e a recuperação e a preservação da natureza. Nesse sentido, há a necessidade crescente de utilizar os resíduos sólidos, líquidos e gasosos como recursos que devem ser reaproveitados. (Jurandyr L. S. Ross. Geografia do Brasil, 2005. Adaptado.) 

De acordo com o texto, uma razão para o reaproveitamento dos resíduos seria 

a) a implantação de novos aterros sanitários. 
b) a superação de infraestruturas de tratamento. 
c) o aumento do mercado informal de coleta e armazenagem de lixo. 
d) o fim da dependência de matérias-primas importadas. 
e) a economia de matéria-prima.

__________________________________________________________
 GABARITO 

01 - D
As temperaturas planetárias são influenciadas por grandes massas de água e continentais por estas serem formadas por materiais diferentes. Assim sendo, o recebimento de energia e sua perda seguem ritmos distintos nesses diferentes ambientes. Cidades ou regiões litorâneas tendem a ter variações de temperatura menores, pois a água retém e dispersa o calor de maneira mais vagarosa, o que afeta as temperaturas médias desses locais (efeito da maritimidade); já nas regiões centrais de continentes sem a influência oceânica, há recebimento e perda mais rápidos de energia, o que torna a variação de temperatura nesses ambientes maior (efeito da continentalidade) do que em áreas litorâneas. 

02 - E
Questão sobre aquecimento global. O aquecimento global (fenômeno natural do planeta) esta sendo intensificado pela ação antrópica gera diversas alterações/consequências: desgelos das calotas polares e derretimento das neves eternas dos pontos de maior altitude do planeta como os Andes, Himalaia e o monte Kilimanjaro na África; aumento das intensidades dos furacões, tufões e ciclones pois, com aumento das temperaturas, existe um aumento da evaporação e com isso ampliando a potencia deste fenômeno.

03 - E
A Islândia é um país localizado sobre a dorsal mesoatlantica, um limite divergente das placas norte americana e eurasiática, onde há intenso vulcanismo, possibilitando a utilização de energias geotérmicas. O vulcanismo é evidenciado pelo aparecimento do magma na superficie terrestre que se movimenta por causa das correntes convectivas, pois a temperatura do manto terrestre próximo ao núcleo da Terra é mais alta do que a temperatura próxima a crosta terrestre.

04 - C
O sistema de posicionamento global (GPS) envolve três elementos básicos para georeferenciamento: satélites, as estações terrestres para monitoramento e recepção e os usuários com os seus aparelhos. O desenvolvimento dessa tecnologia remete à década de 70, bem antes do surgimento dos smartphones, sem contar que a relação entre os aparelhos se estabelece através de aplicativos de GPS, mas os aparelhos de GPS não necessitam de celulares para existirem. Um aparelho de GPS, em boas condições, consegue localizar pelo menos 4 satélites, que estão posicionado em órbitas fixas.

05 - E
Em 1988, foi promulgada a nova Constituição Federal, e o seu artigo nº 25 estabeleceu que os Governos estaduais poderão, mediante Lei Complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de município limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

06 - E
Com a ampliação da produção e uso do biodiesel, poderá haver a diminuição da produção de combustíveis fósseis, que são a maiores fontes de lançamento de resíduos poluentes na atmosfera.

07 - B
Para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esta é uma organização de cooperação internacional composta por 34 países. Sua sede fica na cidade de Paris (França) e é referência nos modelos de desenvolvimento implementados nos países membros. 

08 - C
O Chile é o maior extrator de cobre da América do Sul, direcionando a maior parte de sua produção para as grandes transacionais, reforçando o caráter primário-exportador da economia latino-americana e sua participação subalterna na Divisão Internacional do Trabalho.

09 - A
Migração pendular: o deslocamento diário de pessoas entre municípios que fazem parte de uma mesma região metropolitana.

10 - A
Densidade demográfica é número de habitantes divido pela área, ou seja, população/área. Abaixo de 100 hab/km² o país é considerado de baixa densidade, concentra pouca gente em relação a área.

11 - A
A expansão de cultivos agrícolas pricipalmente de grãos por parte das empresas rurais, vem aumentando nas regiões centro-oeste e norte, aumentando cada vez mais o arco do desmatamento da Amazônia, afetando tanto a vegetação nativa quanto a população indígena, gerando intensos conflitos de terras.

12 - B
Destaca-se a produção de soja, milho e algodão transgênicos no Mato Grosso, marcada pela utilização de agrotóxicos e mecanização do campo, que são características do sistema intensivo de produção agrícola.

13 - C
O texto trata da descolonização de Moçambique em relação à Portugal em 1975. Segue-se ao fato um grande conflito interno em que se opuseram as guerrilhas FRELIMO (socialista) e RENAMO (anti-socialista).

14 - A
A metrópole se caracteriza por ser um espaço multifacetado em torno de funções estruturadas por sistemas de redes materiais e imateriais.

15 - D
Segundo o Censo do IBGE 2010, a população indígena do Brasil cresceu 205% desde 1991, passando de 294 mil para 734 mil, sendo que 63,8% dos indígenas vivem em área rural.

16 - B
Apenas a alternativa “B” lista atribuições da União, sendo que as demais apontam muitas responsabilidades municipais e estaduais. A alternativa “B” apresenta atribuições de interesses e segurança nacionais, responsabilidades da União.

17 - C
A questão demanda uma maior compreensão da cronologia dos eventos. A única alternativa que traz todos os eventos na década de 60 é a alternativa C. ONU é dos anos 40, Peronismo também, a Guerra da Coréia dos anos 50 e a Independência de Angola da década de 1970. 

18 - B
A presença da vegetação original, além de proteger o solo de processos erosivos, faz o papel de produzir matéria orgânica e repor nutrientes no solo. Sua retirada acelera o processo de empobrecimento e perda de solo.

19 - A
Quando da entrada do México no NAFTA em 1992, empresas estadunidenses se instalaram no norte mexicano, aproveitando-se da mão-de-obra barata e leis trabalhistas flexíveis para montar seus produtos. Essas empresas ficaram conhecidas como maquiladoras.

20 - E
A administração de resíduos sólidos é fundamental para redução de problemas ambientais e pode ser fundamental economicamente, pois passa ser possível produzir energia (biomassa) e gerar economia de matériasprimas reutilizando produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário