Simulado de Geografia (SG01) - 16 Questões comentadas

01. (UNESP 2016) Imagine que você entrou numa loja de eletrodomésticos e em instantes um vendedor lhe oferece uma geladeira exatamente como a que você pesquisou na internet pouco tempo antes. Ou uma empresa que aumentou a previsão de demanda de um determinado produto com base em dados estatísticos coletados em tempo real, elevando sua participação de mercado. Essas situações são possíveis com um fenômeno que vem ganhando cada vez mais força no mundo dos negócios: o big data. Com um volume cada vez maior de dados disponibilizados na internet, as empresas de tecnologia desenvolveram sistemas capazes de capturar esses dados e analisá-los. (www.folha.com.br. Adaptado.) 

A operação de sistemas inteligentes, como o apresentado pelo excerto, é possibilitada pelo desenvolvimento de redes técnicas que modificam as relações sociais e o modo de vida das pessoas. 

O meio geográfico correspondente a essa condição é chamado 

a) meio comercial-informacional. 
b) meio informacional. 
c) meio técnico-científico. 
d) meio técnico-científico-informacional. 
e) meio técnico-comercial-informacional.

02. (UNESP 2016) No estudo do crescimento demográfico mundial, a teoria que considera a sociedade de consumo e os impactos do consumismo denomina-se

a) teoria antinatalista, ponderando o aumento populacional atrelado à lentidão na recomposição do meio ambiente. 
b) teoria neomalthusiana, relacionando o crescimento populacional às políticas de recuperação do meio ambiente. 
c) teoria ecomalthusiana, avaliando a pressão do crescimento populacional sobre os recursos naturais. 
d) teoria malthusiana, associando o número de pessoas no planeta ao custo do passivo ambiental esperado. 
e) teoria reformista, analisando as populações dos países a partir da gestão de seus recursos naturais.

03. (UNESP 2016) Caracteriza-se como o maior vetor de ocupação territorial no Brasil a partir de meados do século XIX, sendo explicativa da gênese da concentração produtiva e populacional ainda existente na atual conformação do território nacional. Estabeleceu-se no vale do Rio Paraíba, avançando por décadas sobre áreas de floresta Atlântica. Cabe assinalar que tal avanço ocasionou um surto urbanizador na região Sudeste do Brasil, no qual as ferrovias ganharam peso fundamental como agente modernizador e indutor da ocupação de novas áreas. (Antonio C. R. Moraes. Geografia histórica do Brasil, 2011. Adaptado.) 

A atividade econômica associada à formação territorial do Brasil a qual o excerto se refere é 

a) a industrialização. 
b) a cafeicultura. 
c) a mineração. 
d) a pecuária. 
e) a silvicultura.

04. (UNESP 2016) Em 1995, emendas constitucionais de ordem econômica puseram fim nos monopólios de empresas estatais e abriram vários setores da infraestrutura ao capital privado sob o regime de concessão. A aprovação das emendas expressava o fato de que se havia formado um relativo consenso de opinião pública sobre a necessidade de atualizar o Estado e a economia do país à luz do que vinha acontecendo no mundo desenvolvido. Aprovadas as emendas constitucionais, tiveram início as privatizações de empresas estatais e concessões de serviços ao setor privado. (Boris Fausto. História do Brasil, 2015. Adaptado.) 

A prática econômica que fundamentou as medidas do governo brasileiro apresentadas no excerto denomina-se doutrina 

a) neoliberal. 
b) keynesiana. 
c) neocolonial. 
d) liberal. 
e) mercantilista.

05. (UNESP 2016) Apesar de ser estratégica para a integração sul-americana, a Faixa de Fronteira configura-se como uma região pouco desenvolvida economicamente, historicamente abandonada pelo Estado, marcada pela dificuldade de acesso a bens e serviços públicos, pela falta de coesão social, pela inobservância de cidadania e por problemas peculiares às regiões fronteiriças. 
(Ministério da Integração Nacional. Faixa de fronteira, 2009. Adaptado.)

Sob o ponto de vista do território brasileiro, configuram exemplos de problemas peculiares às regiões fronteiriças 

a) a captação de recursos por instituições financeiras internacionais e a evasão de divisas. 
b) a ausência de tributação legal e a desarticulação político-institucional dos municípios. 
c) a formação de economias de subsistência e a organização de movimentos separatistas. 
d) a entrada de produtos ilícitos e a saída de recursos naturais explorados ilegalmente. 
e) a livre atividade de grileiros e a comercialização de títulos de propriedade para terras devolutas.

06. (UNESP 2016) Na agricultura moderna, os cultivos transgênicos foram adotados para 

a) eliminar o uso de agrotóxicos e garantir a segurança alimentar da população. 
b) aumentar a produtividade e proporcionar maior rentabilidade ao produtor. 
c) preservar a função social da terra e diminuir os custos de produção. 
d) superar deficiências das áreas agricultáveis e expandir as práticas orgânicas. 
e) oferecer novos alimentos ao mercado e gerar renda às pequenas comunidades rurais.

07. (UNESP 2016) O feminismo não é uma ideologia no sentido positivo de conjunto de ideias, muito menos é uma ideologia no sentido negativo de “falsa consciência” que serviria para acobertar a disputa de poder entre homens e mulheres. O feminismo não é uma inversão ideológica. Não é uma inversão do poder. Uma inversão pressuporia sua manutenção. Em outras palavras, o feminismo não é uma manutenção do poder patriarcal com roupagem nova ou invertida que se alcança por uma ideologia de puro oposicionismo. É preciso tirá-lo do clima puramente acadêmico, do clima de qualquer pureza, branca, de classe média ou alta, de corpos autorizados, de crenças em identidades estanques e propostas como naturais pelo sistema da razão que administra a não-identidade evitando que ela floresça. (Marcia Tiburi. “O que é feminismo?”. http://revistacult.uol.com.br. Adaptado.) 

De acordo com o texto, é correto afirmar que o feminismo 

a) é um movimento político restrito a manifestações estéticas. 
b) sustenta pressupostos metafísicos baseados em essências absolutas. 
c) opõe-se à ideologia e ao poder baseando-se em noções científicas. 
d) apoia-se em um conjunto de valores eurocêntricos e patriarcais. 
e) manifesta-se favoravelmente a singularidades no campo do gênero.

08. (Mackenzie 2016) Observe o mapa para responder à questão.

As áreas destacadas no mapa correspondem a 

a) regiões com maior incidência de chuva ácida no planeta, em razão de suas concentrações industriais, notadamente siderúrgicas. 
b) lugares com as maiores concentrações urbanas de seus respectivos países e ou regiões. 
c) espaços marcados pelo problema da lixiviação, relacionado aos índices pluviométricos muito elevados, com chuvas abundantes e bem distribuídas. 
d) ambientes onde a combinação de condições climáticas e de solos favoreceram a presença dos biomas com a maior biodiversidade do planeta. 
e) localidades com clima de tipo mediterrâneo, com destaque para a produção de bebidas em muitas delas. 

09. (PUC SP 2016) Leia: “O mercado de combustíveis fósseis está em negação sobre a queda de demanda futura e iludindo seus investidores. Uma análise da Carbon Tracker Initiative questiona os cenários promovidos por grandes empresas de energia, que calculam que o uso de fósseis continuará a crescer nas próximas décadas – sem considerar o barateamento das fontes renováveis, a inclinação à descarbonização de muitos países e o alto investimento em outras tecnologias de armazenamento de energia e eficiência energética.”
(Perdidos na transição energética. In Observatório do Clima, http://www.observatoriodoclima.eco.br/perdidos-natransicaoenergetica/, acesso 27/10/2015)

Considerando o questionamento feito no texto ao mercado produtor e comercial de combustíveis fósseis, é correto afirmar que

a) a diminuição das emissões de carbono (descarbo - nização) é fato notório e alvo de programas eficientes, como nos EUA e na China, antes os principais emissores.
b) o crescimento futuro do uso de combustíveis fósseis é certo, pois as novas tecnologias de prospecção estão nos informando sobre reservas inesgotáveis.
c) o questionamento parece fazer sentido, pois já se nota em vários países, inclusive na China, uma queda da demanda atual por combustíveis fósseis.
d) é inconsistente a afirmação sobre o barateamento das fontes renováveis, pois os custos com o armazenamento dessas, como represas, por exemplo, são sempre crescentes.

10. (PUC SP 2016). Sobre a origem da divisão "Norte/Sul" do mundo: É em 1980 que nasce o par Norte/Sul, numa publicação do Banco Mundial (presidido por Willy Brandt) da Comissão Independente sobre os problemas de desenvolvimento internacional, intitulado Norte-Sul: um programa de sobrevivência. Em seguida o termo se torna corrente e é utilizado tanto no domínio público quanto nos materiais escolares. (Transcrição de palestra de Christian Grataloup. Vida e morte do par Norte/Sul, In: Les Cafés Géographiques, 30/09/2015, http://cafegeo.net/, acesso 25/10/2015)

A expressão Norte/Sul, de largo uso atualmente, tem uma história que revela um aspecto das relações internacionais. A esse respeito, pode ser afirmado que

a) ela substitui a divisão do mundo entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, isso porque houve uma queda grande da desigualdade entre os países do mundo.
b) essa divisão é apenas uma frase de efeito, pois ao pretender distinguir os países ricos dos pobres, comete uma confusão, pois vários dos países ricos do mundo estão no Sul.
c) como expressão da moda, tem o mesmo significado que a oposição entre Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo, e entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.
d) foram as desigualdades existentes na escala mundial, entre os países, que deram origem à distinção entre Norte/Sul.

11. (PUC SP 2016) Leia: “O último registro confirmado de um puma cougar do Leste foi em 1938 e o animal em questão estava morto. Antes, um deles foi visto em Nova Brunswick, no Canadá, em 1932. O animal foi exterminado por imigrantes europeus, que o eliminavam sob a alegação de autoproteção. Além disso, seu desaparecimento tem a ver com o desflorestamento ocorrido na região, que também levou a sua principal presa, o veado-de-cauda-branca, à extinção.” (Nos EUA, espécie de Puma é considerada oficialmente extinta. In: http://jornalggn.com.br/noticia/nos-eua-especie-de-puma-econsiderada-oficialmente-extinta, acesso 27/10/2015)

Esse, que já foi um dos mamíferos terrestres melhor distribuídos no ocidente, foi completamente eliminado, de acordo com o US Fish and Wildlife Service. Diante dessa ocorrência, é correto afirmar que

a) o desflorestamento na América foi mais intenso e agressivo do que no velho continente europeu, daí as situações mais drásticas de extinção de grandes mamíferos.
b) a inevitabilidade dessa extinção se explica pela incompatibilidade incontornável entre as necessidades produtivas da espécie humana e a preservação da natureza.
c) embora com muitos recursos, as práticas de proteção à natureza nos EUA são muito incipientes, se comparadas, por exemplo, às praticadas no Brasil.
d) a extinção ocorreu também, admite-se, pela ausência de políticas de proteção, como a criação de áreas naturais protegidas, ainda incipientes no início do século XX.

12. (PUC SP 2016) Desde os anos 1970 está em xeque o modo como as sociedades modernas se relacionam com a natureza. As intervenções humanas estariam produzindo verdadeiras catástrofes e o futuro estaria ameaçado. As bandeiras em defesa da natureza e um ramo do saber, a ecologia, estão adquirindo prestígio crescente. Isso considerado, assinale a alternativa que descreva a corrente do chamado ambientalismo, cujo questionamen - to contraria mais fundamentalmente a lógica dominante das relações homem-natureza, nas sociedades modernas.

a) O meio ambiente não tem valor em si, pois através da proteção do meio ambiente é o homem que se pretende proteger. Trata-se de uma visão humanista da natureza, pois nela o homem é o centro.
b) Não se deve militar pela preservação da natureza pensando-se apenas nos interesses do ser humano. Deve-se ampliar o bem-estar de tudo o que se encontra na Terra.
c) Deve-se investir maciçamente na melhoria das tecnologias e, por meio desses avanços, nossas relações com a natureza automaticamente adquirirão um patamar menos predador.
d) O homem não é o centro do planeta e a razão pela qual tudo deve ser feito. A biosfera adquiriu valor próprio e superior ao da própria espécie humana. É a natureza que está no centro.

13. (PUC SP 2016) “O tempo vem desgastando lentamente a paisagem das terras planas do interior de Minas Gerais e São Paulo. O planalto que abriga a bacia do São Francisco, rio que nasce no sudoeste de Minas Gerais e corre em direção ao nordeste até Pernambuco, está paulatinamente encolhendo pelo recuo das escarpas que formam sua borda. No último 1,3 milhão de anos, esse planalto perdeu área para uma região vizinha situada a altitudes menores, onde se assenta a bacia do rio Doce.” (Salvador Nogueira. A dança das bacias. São Paulo: Pesquisa Fapesp, Janeiro de 2013. p. 51)

A transformação notada pode ser explicada como resultante

a) do movimento de oscilação da placa tectônica sulamericana, que na escala de tempo da natureza sofre eventuais soerguimentos.
b) de um processo erosivo acelerado produzido pelo aumento do volume das águas da bacia do Rio S. Francisco, em consequência de mudanças climáticas na região.
c) de um processo de erosão ou denudação muito lento ou, melhor dizendo, dentro de uma temporalidade que é a da natureza, cuja escala torna o tempo humano irrisório.
d) do desmatamento realizado pelo ser humano nos vales da bacia do Rio S. Francisco que facilitou a aceleração do processo de denudação.

14. (FATEC 2016) No final do século XVIII, o economista inglês Thomas Malthus escreveu um livro, no qual trabalhou a ideia de que a fome e a miséria são decorrentes do descompasso entre o crescimento populacional e a produção de alimentos. Segundo Malthus,

a) o ritmo do crescimento populacional tende a diminuir à medida que os investimentos em educação aumentam.
b) o crescimento demográfico acelera a retirada dos recursos naturais, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.
c) o crescimento acelerado da população nos países subdesenvolvidos é consequência e não a causa da miséria e da pobreza.
d) o aumento da população ocorre em progressão geométrica e a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.
e) o aumento da população faz com que os governos invistam cada vez mais em saúde, deixando de lado os investimentos produtivos.

15. (FATEC 2016) Durante o período da chamada Guerra Fria, o continente europeu foi o grande palco das disputas geopolíticas entre as duas potências militares antagônicas daquele período, a União Soviética e os Estados Unidos. Um fato marcante que ocorreu em território europeu que indica a tensão da disputa bipolar foi a

a) criação de pequenos Estados como o Vaticano, Andorra, San Marino e Liechtenstein, imposta pelos Estados Unidos, como forma de dificultar a circulação de tropas soviéticas no continente.
b) constituição da União Europeia, incentivada pela União Soviética, para conter a entrada de capitais estadunidenses que pudessem atrair as frágeis economias da Europa Oriental.
c) construção do muro de Berlim, a mando do governo da então Alemanha Oriental, como uma forma de impedir que seus cidadãos fugissem para a Berlim Ocidental.
d) ocupação da Hungria e da Tchecoslováquia por tropas britânicas, na tentativa de inibir a expansão de revoltas populares contra o capitalismo.
e) aplicação do welfare state (Estado do Bem-Estar Social), organizado pela Polônia, no sentido de evitar conflitos bélicos no continente.

16. (FATEC 2016) O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela elaboração dos censos demográficos no Brasil. De acordo com o censo demográfico de 1960, os habitantes da zona urbana representavam 45% da população brasileira. Esse percentual subiu para 75% no censo de 1991 e para 84% no censo de 2010.

A instalação de indústrias nas cidades, aliada à mecanização do campo, trouxe para as áreas urbanas uma grande quantidade de pessoas despreparadas para as funções urbanas, levando ao surgimento de desempregados e subempregados.

Uma das heranças desse processo sobre o espaço urbano brasileiro é a

a) ocupação ordenada das periferias e subúrbios das cidades.
b) ausência de moradores de rua nas áreas centrais das cidades.
c) inexistência de terrenos vazios para a construção civil nas cidades.
d) expansão do número de cortiços, de favelas e de habitações precárias nas cidades.
e) regularização e incentivo à construção de moradias sob os viadutos das cidades.

_________________________________________________________
 GABARITO 

01 - D
Elaborado por Milton Santos, o conceito de meio técnico-científico-informacional explica o desenvolvimento de redes plurais que se desenvolvem com novas tecnologias e são diretamente dependentes da velocidade da circulação de informações.

02 - C
A teoria ecomalthusiana foi criada no sinal do século XX e deriva da teoria malthusiana, proposta por Tomas Malthus no século XVIII. Sua principal afirmação diz respeito à utilização dos recursos naturais frente às demandas que acompanham o crescimento demográfico.

03 - B
A cafeicultura foi a principal atividade econômica na região do Vale do Rio Paraíba no século XIX, trazendo grandes investimentos financeiros e infraestrutura logística para viabilizar o transporte da produção até as regiões litorâneas de SP e RJ.

04 - A
O Neoliberalismo tem como premissas a privatização das empresas e a diminuição da atuação do Estado sobretudo na esfera econômica e teve sua maior fase de expansão no pós-Guerra Fria, na década de 1990.

05 - D
Devido às grandes dificuldades de monitorar as regiões fronteiriças brasileiras, em grande parte localizadas em domínios de florestas densas e baixa densidade demográfica, a entrada de produtos ilícitos, sobretudo narcóticos e armas, e a saída de recursos naturais explorados ilegalmente, como madeira e minérios, tornam-se problemas peculiares a essas áreas.

06 - B
Cultivos transgênicos são mais resistentes a doenças, pragas e às condições climáticas. Assim, podem ser cultivados por um período mais longo no ano e, associados ao uso de agrotóxicos e fertilizantes, aumentam a rentabilidade e produtividade dos agricultores.

07 - E
A questão, sobre um texto cujo tema é o feminismo, de Marcia Tiburi, exibia que o candidato apenas identificasse a discussão temática. Dentre as alternativas, todas muito distantes de qualquer opção de escolha, dada a completa fuga de tema, a correta é a E, que versa sobre as singularidade de gênero defendidas com relação ao texto da autora.

08 - E
O clima mediterrâneo é um tipo climático de transição entre os tipos temperados e desérticos. Apresenta chuvas de inverno e verão quente e seco. O clima mediterrâneo é propício ao cultivo da uva destinado à produção de vinho. Destaca-se pela paisagem mediterrânea o sul da Europa, Norte e Sul da África, Oriente Próximo, Austrália, região central do Chile e Califórnia americana. (OBJETIVO)

09 - C
De modo geral, os cálculos da indústria de carvão, petróleo e gás apontam para um crescimento de 30% a 50% no setor, chegando a 75% da matriz energética em 2040. No entanto, a análise da Carbon Tracker Initiative questiona esta previsão e aponta para o contrário: uma queda na demanda por energia de fontes fósseis. Por exemplo, a demanda por carvão na China caiu 2,9% em 2014 e 5% no primeiro semestre de 2015. A crença do mercado num crescimento progressivo da demanda por combustíveis fósseis apoia-se no cresci - mento no setor de transporte, mas desconsidera, por exemplo, o crescimento no uso de veículos elétricos e o aperfeiçoamento de fontes alternativas de energia. As indústrias também apostam no aumento populacional, para cerca de 9 bilhões de pessoas em 2040, enquanto as Nações Unidas calculam que este número será alcançado apenas em 2050.

10 - D
Com o fim da Guerra Fria e o colapso do mundo socialista, a DIT (Divisão Internacional do Trabalho) – fundamentada nos sistemas socioeconômicos capitalismo e socialismo, os quais embasaram a clas - sificação dos países segundo a “Teoria dos Mundos”, na qual o Primeiro Mundo era constituído por países capitalistas desenvolvidos; o Segundo Mundo, países socialistas e o Terceiro Mundo, subdesenvolvidos – perdeu o sentido. Gradativamente, a nova DIT adotou a bipolari - zação Norte-Sul. Nesta nova proposta de divisão, os países ricos, independentemente de sua posição geográfica, se boreal ou austral, passaram a ser denominados países do NORTE, e os pobres, do SUL. Essa divisão é ilustrativa das desigualdades existentes entre os países em escala global.

11 - D
A despeito de existirem iniciativas de conservação e de preservação do meio ambiente já no final do século XIX e início do século XX quando se constatara que as ações antrópicas, sobretudo a apropriação dos recur - sos naturais pelas sociedades humanas (principalmen - te nos países ricos) decorrente das demandas relativas às Revoluções Industriais, se intensificaram, elas não foram suficientemente amplas para assegurar a salubridade das relações homem x natureza, o que determinou a extinção de inúmeras espécies.

12 - D
A moderna sociedade capitalista, que se desenvolveu plenamente a partir do século XX, se caracteriza por uma relação de usufruto de recursos naturais que leva a um consumo predatório e desequilibrado do meio ambiente.

13 - C
Os planaltos onde se encontram a maioria das bacias hidrográficas que atravessam o centro-Sul do País são bastante antigos, cuja formação geológica remonta às primeiras eras da história da Terra. Assim, um intenso processo de erosão teve lugar já há muito tempo, alterando continuamente as formas do relevo, modificando a direção dos rios. Além disso, Minas Gerais, um estado planáltico por natureza, apresenta a tendência a um desgaste maior e, dentro do período de 1,3 milhão de anos, curto em termos geológicos, várias escarpas que formavam a borda da Bacia do Rio São Francisco foram profundamente alteradas. 

14 - D
Em seu estudo, publicado em 1796, Robert Thomas Malthus, impressionado com o crescimento da popu - lação inglesa durante o início da Revolução Industrial inglesa, analisou o comportamento geral da população mundial e concluiu que, numa comunidade, a produção de alimentos crescia aproximadamente em progressão aritmética (exemplo: x + 1), enquanto a população, por sua vez, crescia em progressão geométrica (exemplo: x²), sendo que, num determinado momento, não haveria alimento suficiente para toda a comunidade. Tal hipótese não se confirmou, no decor - rer dos anos, porém, até hoje, é muito discutida.

15 - C
Após o surgimento da República Democrática Alemã, socialista, em 1949, a cidade de Berlim, incrustada no centro da chamada Alemanha Oriental (como também era chamada a RDA, Alemanha socialista), possuía metade de seu território capitalista, enquanto a circunvizinhança toda utilizava o sistema socialista. Com o decorrer dos anos, alemães habitantes na por - ção socialista da cidade, insatisfeitos com o sistema, atravessavam para a porção capitalista (controlada pelos EUA, Reino Unido e França) e “mudavam de sistema”. Incen tivada pela União Soviética, o governo da Alemanha socialista construiu um muro em agosto de 1961 para deter o movimento, constituindo-se num dos momentos mais críticos da chamada Guerra Fria.

16 - D
Em função do crescimento urbano acelerado observa - do num país subdesenvolvido como o Brasil, a estru - tura imobiliária, pelas suas próprias caracterís ticas capitalistas, não tem condição ou intenção de fornecer a quantidade de moradias suficientes para uma popu - lação em crescimento constante, principalmente nas grandes metrópoles, deixando para a atuação do Esta - do a construção das chamadas moradias popula res (o que nem sempre ocorre). Daí o cresci mento descontro - lado da quantidade de moradias irregulares, como os cor tiços, as favelas, os loteamentos clandestinos, além de enormes contingentes que se tornam moradores de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário