Relevo Brasileiro - 20 Exercícios com gabarito

01. (UFG) Devido à sua estrutura rochosa muito antiga, ao longo trabalho dos agentes erosivos e à ocorrência, no Brasil, de climas quentes e úmidos, o relevo brasileiro caracteriza-se pela predominância de:

a) planícies com médias altimétricas inferiores a 300 m e ausência de falhamentos
b) planaltos, com médias altimétricas inferiores a 1000 m e presença de formas arredondadas
c) montanhas, com médias altimétricas entre 2000 m e 2500 m e formas pontiagudas
d) serras, com médias altimétricas entre 1500 m e 2000 m e formas arredondadas
e) planaltos, com médias altimétricas inferiores a 300 m e ausência de falhamentos

02. (ENEM) “As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo às rochas metamórficas muito antigas (Pré- Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul amazônica e a São Francisco.” (ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.) 

As regiões cratônicas das Guianas e a Sul amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por: 

a) Apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês). 
b) Corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro. 
c) Apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país. 
d) Possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural. 
e) Serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.

03. (PUC-RS) Muitas catástrofes naturais abalam a humanidade, como terremotos, vulcanismo e maremotos. No Brasil, a ausência desses fenômenos é explicada pela:

a) existência de terrenos cristalinos antigos localizados nos limites de placas tectônicas.
b) ausência de rochas vulcânicas basálticas, indispensáveis na ocorrência de vulcões.
c) localização, distante de dorsais oceânicas e das bordas das placas tectônicas.
d) grande massa continental, que evita o escape do magma, mesmo estando em áreas de subducção.
e) localização na Placa Sul-Americana, que não se movimenta desde a Era Mesozóica.

04.  (Mackenzie-SP) Assinale a alternativa incorreta sobre a estrutura geológica e o relevo do Brasil.

a) As verdadeiras planícies são raras.
b) É predominantemente planáltico.
c) A maior parte do território é recoberta por rochas sedimentares.
d) Os dobramentos recentes limitam-se à Serra do Mar.
e) As maiores altitudes localizam-se no extremo norte.

05. (Mack) As frentes de cuestas, produzidas pela erosão diferencial nas estruturas arenito-basálticas, são feições de relevo características de diversas áreas do território brasileiro e são comuns

a) na Planície e no Pantanal Mato-grossense.
b) nos Planaltos e nas Chapadas da Bacia do Paraná.
c) nos Planaltos e nas Serras do Atlântico leste-sudeste.
d) nas Planícies e nos Tabuleiros Litorâneos.
e) na Depressão da Amazônia Ocidental.

06. (Mack) Na classificação do relevo brasileiro, feita pelo Prof. Jurandyr Sanches Ross (1995), são identificados os planaltos em cinturões orogênicos, resultado de ações tectônicas ocorridas no passado geológico, causadoras de numerosas falhas na estrutura rochosa, e, em período geológico mais recente, atacados por processos de erosão diferencial sob clima quente e úmido. Apresentam trechos de escarpas e outros de topografia arredondada. Esse tipo de planalto está presente em trechos:

a) da região Centro-Oeste e são caracterizados pelos chapadões.
b) da região Sudeste, e apresentam “serras” cristalinas e mares-de-morros.
c) da Amazônia, onde formam tabuleiros e baixos planaltos.
d) do Sertão Nordestino, caracterizando-se pela presença de chapadas e brejos.
e) da região Sul, onde é marcado pelas “cuestas” basálticas.

07. (Fuvest) O arquipélago de Fernando de Noronha, as ilhas de Trindade e Martin Vaz e os rochedos São Pedro e São Paulo são ilhas oceânicas brasileiras. Considerando que essas ilhas não guardam nenhuma relação com o relevo continental, é correto dizer que sua origem está vinculada a:

a) soerguimento de blocos falhados
b) dobramentos terciários
c) vulcanismo submarino
d) ascenso do nível do mar
e) acumulação de corais.

08. (Mack) Assinale a alternativa incorreta:

a) o escudo Uruguaio-sul-rio-grandense apresenta-se na forma de um baixo planalto cristalino, com cristas rejuvenescidas que formam os cerros e colinas onduladas, esculpidas nos diversos níveis de erosão, denominadas coxilhas
b) o planalto Meridional é representado por sistemas de grandes extensões de planaltos sedimentares e basálticos, dispostos em patamares rodeados por depressões periféricas
c) mais de 40% do relevo brasileiro encontra-se em zonas hipsométricas inferiores a 200 m, sendo a principal característica desse relevo a modéstia de suas altitudes, pois apenas 3% do território nacional alcança alturas superiores a 900 m
d) o planalto Atlântico do Brasil sudeste é o menos complexo e acidentado do relevo brasileiro, possuindo, entretanto, depressões tectônicas, planaltos e mares de morros
e) o planalto Central caracteriza-se por sua topografia uniforme, em terreno sedimentar e cristalino, compreendendo chapadas e planaltos, apresentando-se como divisor de águas das principais bacias hidrográficas brasileiras

09. (PUC-MG, adaptada) Refere-se ao relevo brasileiro:

I. As depressões foram geradas por processos erosivos ocorridos no contato das extremidades das bacias sedimentares com os maciços antigos.
II. Os planaltos, em sua maioria, apresentam-se como formas residuais, ou seja, restos de antigas superfícies erodidas, que oferecem maior resistência ao desgaste.
III. As planícies correspondem a pequena extensão do território, em áreas mais planas, formadas pela deposição de sedimentos.

Marque para cada questão:

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas,
b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem incorretas.

10. (UEL) De acordo com a classificação do relevo brasileiro proposta por  Jurandyr Ross, o estado do Paraná apresenta, grosso modo, três unidades de relevo: os Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste, os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná e entre eles:

a) uma planície.
b) uma depressão.
c) um tabuleiro.
d) uma escarpa.
e) uma serra.

11. (Cesgranrio) Estrutura geológica são diferentes tipos de rocha (e de mineral) que compõem a litosfera. A respeito da estrutura geológica do Brasil, é incorreto afirmar que:

a) o território brasileiro é formado fundamentalmente por duas estruturas geológicas: os maciços antigos e as bacias sedimentares.
b) a base estrutural do nosso território é de natureza cristalina, portanto muito antiga e rígida.
c) os afloramentos superficiais do embasamento cristalino só representam cerca de 36% do total da superfície do país, ao passo que as áreas sedimentares representam cerca de 64%.
d) os terrenos formados na Era Proterozóica são de grande importância, porque geralmente aparecem associados às jazidas de minerais metálicos.
e) as bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de agentes internos.

12. (Mackenzie-SP) Os derrames basálticos do Mesozóico caracterizam:

a) o Sul.
b) o Pantanal.
c) o Centro-Oeste.
d) a porção ocidental da Amazônia.
e) o Nordeste Oriental.

13. (UP) A respeito das estruturas e formas do relevo brasileiro, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Grande parte das rochas e estruturas que sustentam as formas do relevo brasileiro são anteriores à atual configuração do continente sul-americano, que passou a ter o seu formato depois da orogênese andina e da abertura do oceano Atlântico, a partir do Mesozoico.
( ) Em virtude das prolongadas fases erosivas, as grandes formas do relevo do território brasileiro passaram a desempenhar um papel determinante na configuração da macroestrutura do subsolo.
( ) Quanto às dinâmicas dos soerguimentos orogenéticos, apesar de atingirem a borda oriental do continente sul-americano no Cenozoico, no Brasil sua repercussão se deu consistentemente na parte ocidental.
( ) As formas grandes e pequenas do relevo brasileiro têm como mecanismo genético, de um lado, as formações litológicas e os arranjos estruturais antigos, e de outro os processos mais recentes associados à movimentação das placas tectônicas e ao desgaste erosivo de climas anteriores e atuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F.
b) V – F – F – V.
c) F – F – V – V.
d) F – V – V – F.
e) V – V – F – F.

14. (FUNCAB) - Na década de 1980, o professor Jurandyr Ross, com base no Projeto RADAM Brasil, realizou uma nova classificação do relevo brasileiro baseado em três pilares: morfoestrutura, morfoescultura e morfoclimática. Nessa nova classificação, o Brasil foi dividido em 28 unidades de relevo, sendo que todas se enquadram em três tipos de relevos gerais. São eles:

a) planaltos, planícies e depressões.
b) serras,montanhas e cordilheiras.
c) escudos cristalinos, planaltos e planícies.
d) crátons, depressões e bacias oceânicas.
e) bacias sedimentares, crátons e cordilheiras.

15. (ADVISE) Do ponto de vista do Relevo Brasileiro, assinale a alternativa que apresenta o maior Pico do Brasil.

a) Pico 31 de Março
b) Pico da Neblina
c) Pico da Bandeira
d) Pico do Cruzeiro
e) Pico do Cristal

16. (FATEC) São as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias de sedimentação recente, formadas por deposições do período Quaternário. As superfícies apresentam-se notavelmente aplainadas e ainda em processo de consolidação. (Demétrio Magnoli e Regina Araújo. Geografia – a construção do mundo.) 

No Brasil, o relevo descrito está presente nas feições
a) do Pantanal Mato-grossense.
b) da Chapada Diamantina.
c) do Planalto da Borborema.
d) da Serra do Mar.
e) da Depressão Sertaneja.

17. (FAMERP) Os agentes externos do relevo promovem o trabalho escultural da paisagem, com o desgaste ou a construção de novas feições. Da ação das águas dos rios e do mar resultam, respectivamente,

a) os deltas e as falésias.
b) os fiordes e os estuários.
c) as restingas e as torrentes.
d) as enxurradas e as dunas.
e) os cânions e as morainas.

18. (ESA) Segundo a classificação de ROSS, Jurandyr L.S., podemos citar como exemplos de Depressão:

a) Depressão Sertaneja e Depressão dos Parecis
b) Depressão da Amazônia Ocidental e Depressão Marginal Sul-Amazônica
c) Depressão do Rio Amazonas e Depressão do Tocantins
d) Depressão do Alto Paraguai e Depressão do Miranda
e) Depressão Sertaneja e Depressão da Borborema.

19. (ESA) A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades, ou compartimentos, é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície terrestre e das formas resultantes. Esta classificação distingue três tipos de compartimentos, que são:

A) Planaltos, Planícies e Dobramentos Modernos
B) Escudos Cristalinos, Bacias Sedimentares e Dobramentos Modernos
C) Planaltos, Planícies e Depressões
D) Plataforma Continental, Talude Continental e Fossa Abissal
E) Chapadas, Depressões e Bacias Sedimentares

20. (CHQAO) O Brasil, desde a primeira metade do século XX, algumas propostas de classificação do relevo do território nacional. A classificação mais recente reconhece que o relevo brasileiro está dividido em planaltos, depressões e planícies. Essa classificação foi proposta por:

a) Aroldo Azevedo
b) Aziz Ab Saber
c) Jurandyr Ross
d) Milton Santos
e) Ruy Moreira


______________________
 GABARITO 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
 B
 C
D
B
B
C
D
D
B
11
12
13
14
15
16
17181920
E
A
B
A
B
A
A
B
C
C

6 comentários: