Simulado de Biologia (SBio 02) - 15 Questões comentadas

01. (Alberteinstein 2016) No processo de respiração humana, o ar inspirado chega aos alvéolos pulmonares. O oxigênio presente no ar difunde-se para os capilares sanguíneos, combinando-se com 

a) a hemoglobina presente nas hemácias, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na cadeia respiratória, que ocorre no citosol. 
b) a hemoglobina presente nas hemácias, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na cadeia respiratória, que ocorre na mitocôndria. 
c) o plasma sanguíneo, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na glicólise, que ocorre no citosol. 
d) o plasma sanguíneo, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na glicólise, que ocorre na mitocôndria.

02. (UNICAMP 2016) Em uma pirâmide de energia, as plantas têm importante papel na captação e transformação da energia luminosa e são responsáveis pela produtividade primária líquida. Nessa pirâmide, aparecem ainda os herbívoros e os carnívoros, que acumulam energia e determinam assim a produtividade secundária líquida. Sobre as pirâmides de energia, é correto afirmar que 

a) a energia é conservada entre os níveis tróficos. 
b) a respiração dos autótrofos é uma fonte de energia para os heterótrofos. 
c) a produtividade primária líquida é representada na base da pirâmide. 
d) a excreção é uma fonte de energia para os níveis tróficos superiores.

03. (PUC SP 2016) Uma pessoa apresenta um quadro clinicamente conhecido por diabetes insípido: ela sente muita sede e elimina grande volume de urina. Seus exames revelaram uma taxa alterada de hormônio antidiurético. Trata-se de um distúrbio envolvendo uma 

a) hipofunção da hipófise. 
b) hiperfunção da hipófise. 
c) hipofunção do pâncreas. 
d) hiperfunção do pâncreas.

04. (Alberteinstein 2016) Um pesquisador aplicou uma solução de auxina em pistilos de uma planta e, em seguida, as flores dessa planta foram protegidas para evitar a ação de agentes polinizadores. Depois de certo tempo, obtiveram-se frutos simples, quanto à origem carpelar, porém sem sementes. A planta em questão 

a) é uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o crescimento do ovário. 
b) é uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo. 
c) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o desenvolvimento do ovário. 
d) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo.

05. (UERJ 2016) A população de uma espécie de roedores, com pelagem de diferentes colorações, foi observada em dois momentos: antes e depois da ocorrência de uma profunda transformação no meio em que vivem. As curvas abaixo representam esses dois momentos.

A alteração ocorrida na frequência do fenótipo da população de roedores, após a mudança do meio, é um exemplo de seleção denominada: 

a) direcional 
b) disruptiva 
c) estabilizadora 
d) não adaptativa

06. (UNICAMP 2016) Em relação à forma predominante de excreção dos animais, é correto afirmar que 

a) peixes são animais amoniotélicos, aves e répteis são ureotélicos e mamíferos são uricotélicos. 
b) a ureia é altamente tóxica e insolúvel em água, sendo a principal excreta das aves. 
c) peixes, exceto os condrictes, são amoniotélicos e aves e répteis adultos são ureotélicos. 
d) a amônia é altamente tóxica e necessita de um grande volume de água para ser eliminada.

07. (PUC SP 2016) Abaixo encontram-se descrições feitas por um estudante a respeito de dois artrópodes: 

I. Tem um par de antenas, três pares de pernas e possui dois pares de asas; 
II. Tem corpo dividido em cefalotórax e abdome, não tem antenas e possui quatro pares de pernas. 

Em relação às categorias taxonômicas, os animais indicados por I e II pertencem 

a) ao mesmo filo e à mesma classe. 
b) ao mesmo filo, porém a diferentes classes. 
c) à mesma ordem e à mesma classe. 
d) à mesma ordem, porém, a diferentes classes.

08. (UERJ 2016) Um morador de uma cidade situada no nível do mar decidiu passar um período de férias em uma cidade com altitude de 2500 m. Antes da viagem, os resultados de seu exame de sangue eram compatíveis com a normalidade em todos os parâmetros medidos. No entanto, logo nos primeiros dias da viagem, sentiu fortes tonturas e dores de cabeça, apesar de não ter entrado em contato com agentes infecciosos ou com substâncias químicas nocivas ao organismo. As condições ambientais responsáveis pelo surgimento desses sintomas são também responsáveis por estimular o organismo dessa pessoa a produzir um maior número de células denominadas: 

a) linfócitos 
b) hemácias 
c) plaquetas 
d) megacariócitos

09. (UNICAMP 2016) Ao longo da evolução, as variações e adaptações nos dentes dos mamíferos são numerosas e surpreendentes. 

A conformação dos dentes sugere o cardápio possível das espécies, sendo correto afirmar que 

a) dentes de superfície plana revelam uma dieta herbívora composta predominantemente de gramíneas e são típicos de onívoros, cujas crânios são representados nas imagens A e B acima. 
b) os incisivos caninos e molares estreitos têm formas diversas, que podem cortar ou destacar alimentos. O crânio representado na figura A acima sugere que se trata de um carnívoro. 
c) os incisivos, caninos e molares estreitos têm formas diversas, que podem cortar ou destacar alimentos. Os caninos para perfurar ou rasgar, como os representados na imagem B acima, são típicos de carnívoros. 
d) dentes de superfície plana revelam uma dieta herbívora composta predominantemente de gramíneas e são típicos de onívoros como os felinos, representados na imagem A acima.

10. (UERJ 2016) A reprodução em animais do sexo masculino envolve uma série de divisões celulares, que produzem espermatócitos primários e secundários como etapas intermediárias para a produção dos gametas masculinos. Considere um macho adulto diploide que apresenta 28 cromossomos em suas células somáticas. Nesse caso, seus espermatócitos primários e seus espermatócitos secundários devem conter, respectivamente, os seguintes números de cromossomos: 

a) 28 – 14 
b) 14 – 28 
c) 28 – 28 
d) 14 – 14

11. (UNICAMP 2016) A cidade de Monte Santo, na Bahia, que entrou para a história por ter sido acampamento para as tropas do governo que lutaram na guerra de Canudos, tem sido palco de outras batalhas: a identificação, o tratamento e a prevenção de doenças raras como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, osteogênese imperfeita, sindrome de Treacher Collins e mucopolissacaridose tipo 6. (Adaptado de Carlos Fioravante. "O caminho de pedras das doenças raras". Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, 222, agosto 2014.) 

A incidência em grandes proporções das doenças citadas acima pode ter sido favorecida por fatores 

a) migratórios, relacionados à miscigenação da população. 
b) ambientais, por contaminações do solo e da água. 
c) genéticos, pela alta frequência de casamentos entre parentes. 
d) comportamentais, relacionados a atividades físicas extenuantes decorrentes da guerra.

12. (PUC SP 2016) Considere os seguintes tipos de relações ecológicas interespecíficas: 

I. Parasitismo 
II. Inquilinismo 
III. Mutualismo 
IV. Comensalismo 

As relações nas quais os indivíduos de uma espécie são beneficiados, enquanto da outra espécie não são benefi - ciados nem prejudicados, são as indicadas por APENAS 

a) I e II. 
b) II e III 
c) II e IV 
d) II, III e IV

13. (UNICAMP 2016) Na antiguidade, alguns cientistas e pensadores famosos tinham um conceito curioso sobre a origem da vida e em alguns casos existiam até receitas para reproduzir esse processo. Os experimentos de Pasteur foram importantes para a mudança dos conceitos e hipóteses alternativas para o surgimento da vida. Evidências sobre a origem da vida sugerem que 

a) a composição química da atmosfera influenciou o surgimento da vida. 
b) os coacervados deram origem às moléculas orgânicas. 
c) a teoria da abiogênese foi provada pelos experimentos de Pasteur. 
d) o vitalismo é uma das bases da biogênese.

14. (UNICAMP 2016) O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbilivirus. Em 2015 apareceram vários casos dessa doença em diversas cidades do Brasil e do mundo. O que faz com que esta doença seja extremamente contagiosa e muito comum na infância? 

a) O fato de ser transmitida por um vírus para o qual não existe vacina. 
b) O fato de ser frequentemente transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. 
c) O fato de ser transmitida apenas por meio de insetos vetores. 
d) O fato de ser extremamente contagiosa apenas em crianças desnutridas, recém-nascidos e crianças portadoras de imunodeficiências.

15.  (PUC SP 2016) Uma determinada espécie do grupo das traqueófitas (plantas vasculares) tem grande área foliar, garantindo a absorção de energia luminosa para realizar com sucesso o processo de fotossíntese. Nesse processo, além da luz, há utilização de 

a) gás carbônico e água, e produção de substâncias orgânicas, que são transportadas da folha para o caule e para a raiz pelo floema. 
b) oxigênio e água, e produção de substâncias orgânicas, que são transportadas da folha para o caule e para a raiz pelo floema. 
c) gás carbônico e água, e produção de substâncias orgânicas, que são transportadas da folha para o caule e para a raiz pelo xilema. 
d) oxigênio e água, e produção de substâncias orgânicas, que são transportadas da folha para o caule e para a raiz pelo xilema.

__________________________
 RESPOSTAS COMENTADAS 

01 - B
As hemácias possuem hemoglobina, que transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos. Absorvido pelas células, o oxigênio é utilizado na cadeia respiratória, que ocorre nas mitocôndrias.

02 - C
A fotossíntese é a responsável pela produção de matéria orgânica denominada de PPB – produtividade primária bruta; parte dessa energia é consumida, pela planta, na respiração. Resta portanto uma parcela de energia, PPL – produtividade primária líquida, que se faz presente na planta e, como tal, será transmitida ao segundo nível trófico (consumidores primários). PPL = PPB – R

03 - A
Na Diabetes insípida há uma carência do ADH, hormônio anti-diurético que é produzido pelo hipotálamo e armazenado na parte posterior da hipófise. Essa doença está portanto, relacionada a uma hipofunção da hipófise.

04 - A
As auxinas aplicadas no estigma do gineceu (pistilo) aceleram o crescimento do ovário para a produção de frutos partenocárpicos (frutos sem sementes). As únicas plantas produtoras de flores e frutos são as angiospermas.

05 - B
Na população de roedores, inicialmente, há predomínio de indivíduos com o fenótipo médio da coloração da pelagem. Após a transformação profunda do meio, passou a haver predomínio dos ratos com pelagem mais clara ou mais escura. Esse resultado é típico da ação de seleção natural do tipo disruptivo, que seleciona sempre os fenótipos extremos.

06 - D
Em relação à excreção dos compostos nitrogenados pelos animais, a amônia (NH3) é muito solúvel e muito tóxica, necessitando de grande volume de água para ser eliminada.

07 - B
A descrição I refere-se a um inseto; a descrição II, a um aracnídeo. Insetos e aracnídeos são classes diferentes de um mesmo filo, os artrópodes.

08 - B
Quando um indivíduo de uma região ao nível do mar se desloca para outra de altitude elevada, ele entra em um ambiente com quantidade menor de oxigênio. Procurando compensar essa situação, seu organismo começa a produzir uma quantidade maior de hemácias, células responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo. Assim, na ausência de contato com qualquer agente infeccioso ou substância nociva ao organismo, espera-se que a principal alteração encontrada em seu sangue, associada aos sintomas descritos, seja o aumento do número de hemácias no sangue.

09 - B
Os crânios A e B mostrados na figura revelam que A é um carnívoro, por apresentar dentes caninos bem desenvolvidos e molares pontiagudos, adaptados a destroçar ossos.

10 - A
Durante a espermatogênese em animais do sexo masculino, as células diploides conhecidas como espermatogônias passam por um período de proliferação através de sucessivas mitoses, resultando na produção de espermatócitos primários. Como as divisões mitóticas não alteram o número de cromossomos das células, os espermatócitos primários também são diploides, tendo o mesmo número de cromossomos que qualquer célula diploide do corpo. Em seguida, os espermatócitos primários sofrem uma divisão meiótica, dando origem a espermatócitos secundários haploides, ou seja, com a metade do número de cromossomos das células diploides.

11 - C
A elevada incidência das doenças citadas (raras) pode ter sido favorecida pela alta frequência de casamentos entre parentes (endogamia).

12 - C
As relações ecológicas existentes entre dois indivíduos de espécies diferentes onde um é beneficiado e indiferente para outro são: Inquilinismo, comensalismo e epifitismo.

13 - A
A composição química provável da atmosfera terrestre primitiva (CH4, CO2, N2, H2O(v)) possibilitou a formação de moléculas orgânicas necessárias ao surgimento da vida.

14 - B
O sarampo é, frequentemente, transmitido por secreções respiratórias eliminadas pelo espirro ou pela tosse.

15 -  A
O fenômeno da fotossíntese utiliza água, gás carbônico e luz para a produção de substâncias orgânicas e liberação de oxigênio. As substâncias orgânicas são transportadas das folhas para outras regiões do vegetal pelo floema.

_________________________________
Fontes:
http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/alberteinstein/2016/alberteinstein2016.pdf (acessado em 10SET16)
http://www.revista.vestibular.uerj.br/questao/  (acessado em 10SET16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário