Simulado de Geografia do Brasil (S Geo 03) - 15 Questões comentadas

01. (UFRGS 2016) Sobre os conflitos de terra que envolvem os povos indígenas brasileiros, é correto afirmar que 

(A) a expansão das grandes empresas rurais esbarra no processo de demarcação de terras indígenas, o que tem motivado violentos confrontos armados no Centro-Oeste do país.
(B) as áreas destinadas aos povos indígenas no Mato Grosso do Sul, estado que possui a segunda maior população indígena do país, representam mais da metade do território do estado. 
(C) os conflitos do Centro-Oeste são recentes, fruto da expansão da agroindústria nos anos 200'0. 
(D) os conflitos na região norte praticamente não existem mais, uma vez que as empresas rurais estão concentradas nos estados do Centro-Oeste. 
(E) menos da metade dos índios brasileiros vive em terras indígenas reconhecidas pelo governo.

02. (UFRGS 2016) Leia o segmento abaixo. Após oscilar entre leves subidas e descidas, o dólar fechou em alta, o que renova o valor máximo desde 2002 nesta sexta-feira (11 de setembro), aproximando-se mais cedo dos R$ 3,90. Fonte: . Acesso em: 14 set. 2015. Considere as afirmações sobre as consequências da alta do valor do dólar na economia brasileira. 

I - O turismo nacional pode ser impulsionado pela vinda de turistas estrangeiros, atraídos pelo real mais baixo, bem como pelos turistas brasileiros que trocam os roteiros internacionais pelos nacionais. 
II - A indústria que importa matéria-prima em dólar tem custo de produção elevado, o que aumenta os preços dos produtos para não haver perdas, contribuindo para pressionar a inflação. 
III- A indústria que gasta em reais para produzir e vende em dólares beneficia-se com o aumento da moeda, pois os preços dos produtos ficam mais competitivos no exterior. 

Quais estão corretas? 

(A) Apenas I. 
(6) Apenas II. 
(C) Apenas III. 
(D) Apenas I e II. 
(E) I, II e III.

03. (PUC-PR 2016) Em agosto de 2013, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a projeção de que a “população brasileira continuará crescendo até 2042, quando deverá chegar a 228,4 milhões de pessoas. A partir do ano seguinte, ela diminuirá gradualmente e estará em torno de 218,2 milhões em 2060”. Adaptado de IBGE – Sala de imprensa. População brasileira deve chegar ao máximo (228,4 milhões) em 2042.

A redução do ritmo de crescimento nas próximas três décadas e a diminuição da quantidade de brasileiros a partir de 2043 são reflexos principalmente 

A) da queda da taxa de fecundidade da mulher brasileira. 
B) do aumento da expectativa de vida. 
C) da atual implantação de políticas de controle populacional. 
D) da evasão de brasileiros em direção aos países desenvolvidos, devido à crise econômica iniciada a partir de 2004. 
E) da mudança do perfil da população brasileira de uma nação jovem para um país de idosos. 

04. (PUC-PR 2016)  Em seus trabalhos, Aziz Ab’Sáber (1924 – 2012) destaca a necessidade de um melhor conhecimento sobre a complexa realidade brasileira. O excerto abaixo é uma pequena amostra da lucidez de suas críticas e ideias.

“Para a infelicidade do destino da biodiversidade amazônica, o mais alto dignitário da nação, através de um ato falho verbal, acenou com uma liberação inoportuna para todos os especuladores devastadores. A frase dele foi ‘a Amazônia não pode ser intocável’. O problema é outro: em primeiro lugar há que se saber como ela vem sendo ‘tocada’. E, ao mesmo tempo, realizar um esforço imenso para planejar um desenvolvimento econômico e social com o máximo de florestas em pé”. 
AB’SÁBER, Aziz Nacib. Escritos ecológicos. São Paulo: Lazuli, 2006.

O texto acima permite entender que Ab’Sáber, geógrafo e ambientalista sempre atento as grandes mazelas que assolam o país, insistia que a melhor maneira de se preservar a biodiversidade amazônica é por intermédio 

A) de uma série de estudos que priorizem a temática natural do bioma amazônico em detrimento do custo social. 
B) de uma discussão científica, em que a ausência de políticas públicas deixaria de comprometer a biodiversidade amazônica. 
C) da criação de Unidades de Proteção Integral na Amazônia Legal, devido à fragilidade natural desse bioma, além da devastação provocada pelo homem nas últimas décadas. 
D) de políticas públicas pautadas em estudos científicos que aliem a preservação da biodiversidade com os interesses socioeconômicos. 
E) da manutenção das atuais políticas públicas que, a priori, são suficientes para garantir o bem estar das populações nativas e a biodiversidade da floresta.

05. (UNICAMP 2016) Considerando as atuais características demográficas da população indígenas brasileira, assinale a alterantiva correta. 

A) Ainda existem etnias indígenas isoladas no interior da Amazônia, vivendo em grandes aldeias, com pre do mi - nân cia de idosos, e desenvolvendo roças para o autoconsumo. 
B) A atual população indígena brasileira supera, em con - tin gente e em etnias, os habitantes nativos encontra dos no início da colonização no século XVI. 
C) Enquanto a população indígena do centro-su1 obteve crescimento demográfico, a população habitante da Amazônica apresentou forte redução de contingente 
D) Verifica-se a tendência de reversão da curva demográfica, tendo em vista o crescimento atual da população indígena no país, sendo que a maior parcela desse contingente vive em áreas rurais.

06. (UNESP 2016) O Sistema Nacional de Unidades de Conservação estimulou a criação de áreas de proteção ambiental integral com o controle unilateral do Estado sobre o seu território e os seus recursos. A implantação do referido sistema foi criticada 

A) pelas populações urbanas, por interromper o crescimento natural da mancha urbana em regiões periféricas.
B) pelos governos locais, por minar a autonomia municipal no parcelamento do solo para a utilização em políticas de habitação. 
C) pelas populações tradicionais, que defendiam uma maior participação no processo de demarcação das unidades de conservação. 
D) por organizações ambientalistas internacionais, que se opunham às grandes dimensões das áreas adotadas pelo Estado. 
E) pelo capital especulativo, por desvalorizar as áreas do entorno que seriam vendidas no mercado imobiliário.

07. (UNESP2016) Base da formação, há 35 anos, do Polo Industrial de Camaçari, considerado o maior do gênero no Hemisfério Sul, na região metropolitana de Salvador (BA), a indústria química e petroquímica pode estar em via de extinção no local, onde seguidos fechamentos de fábricas do setor no polo ilustram a situação. Apenas na última década, a Braskem — maior indústria do setor no local — fechou três de suas oito unidades. Além dela, deixaram o polo ou reduziram bastante a atividade, nos últimos cinco anos, grandes empresas internacionais, como Dow, DuPont, Air Products e Taminco, entre outras. 
(www.estadao.com.br. Adaptado.) 

Constituem motivos para a saída das indústrias do ramo químico e petroquímico do Polo Industrial de Camaçari: 

A) o fim dos incentivos fiscais, os elevados gastos com segurança e o aumento dos impostos. 
B) as frágeis redes de transporte, a dificuldade de comunicação e a falta de matérias-primas. 
C) a queda na demanda do consumo local, a baixa qualificação da mão de obra e o sucateamento dos maquinários. 
D) o término das concessões, a falta de manutenção das infraestruturas e o desmembramento dos terrenos. 
E) as plantas industriais rígidas, a logística precária e os elevados custos de produção.

08. (PUC-SP 2016) “O tempo vem desgastando lentamente a paisagem das terras planas do interior de Minas Gerais e São Paulo. O planalto que abriga a bacia do São Francisco, rio que nasce no sudoeste de Minas Gerais e corre em direção ao nordeste até Pernambuco, está paulatinamente encolhendo pelo recuo das escarpas que formam sua borda. No último 1,3 milhão de anos, esse planalto perdeu área para uma região vizinha situada a altitudes menores, onde se assenta a bacia do rio Doce.” (Salvador Nogueira. A dança das bacias. São Paulo: Pesquisa Fapesp, Janeiro de 2013. p. 51) 

A transformação notada pode ser explicada como resultante 

A) do movimento de oscilação da placa tectônica sulamericana, que na escala de tempo da natureza sofre eventuais soerguimentos. 
B) de um processo erosivo acelerado produzido pelo aumento do volume das águas da bacia do Rio S. Francisco, em consequência de mudanças climáticas na região. 
C) de um processo de erosão ou denudação muito lento ou, melhor dizendo, dentro de uma temporalidade que é a da natureza, cuja escala torna o tempo humano irrisório. 
D) do desmatamento realizado pelo ser humano nos vales da bacia do Rio S. Francisco que facilitou a aceleração do processo de denudação.

09. (FUVEST 2016) É preocupante a detecção de resíduos de agrotóxicos no planalto mato-grossense [Planaltos e Chapada dos Parecis], onde nascem o rio Paraguai e parte de seus afluentes, cujos cursos dirigem-se para a Planície do Pantanal. Em termos ecológicos, o efeito crônico da contaminação, mesmo sob baixas concentrações, implica efeitos na saúde e no ambiente a médio e longo prazos, como a diminuição do potencial biológico de espécies animais e vegetais. 
Dossiê Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/Expressão Popular, 2012. Adaptado.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar: 

A) No Mato Grosso do Sul, prevalece a criação de caprinos nas chapadas, ocasionando a contaminação dos lençóis freáticos por resíduos de agrotóxicos. 
B) No Mato Grosso, ocorre grande utilização de agrotóxicos, em virtude, principalmente, da quantidade de soja, milho e algodão nele cultivada. 
C) Em Goiás, com o avanço do cultivo da laranja transgênica voltada para exportação, aumentou a contaminação a montante do rio Cuiabá. 
D) No Mato Grosso, estado em que há a maior área de silvicultura do país, há predominância da pulverização aérea de agrotóxicos sobre as florestas cultivadas. 
E) No Mato Grosso do Sul, um dos maiores produtores de feijão, trigo e maçã do país, verifica-se significativa contaminação do solo por resíduos de agrotóxicos. 

10. (FUVEST 2016) Observe os mapas
Dentre as seguintes alternativas, a única que apresenta a principal causa para o correspondente fluxo migratório é: 

A) I: procura por postos de trabalho formais no setor primário. 
B) II: necessidade de mão de obra rural, devido ao avanço do cultivo do arroz. 
C) III: necessidade de mão de obra no cultivo da soja no Ceará e em Pernambuco. 
D) IV: procura por postos de trabalho no setor aeroespacial. 
E) V: migração de retorno.

11. (FUVEST 2016) O mapa representa um dos possíveis trajetos da chamada Ferrovia Transoceânica, planejada para atender, entre outros interesses, ao transporte de produtos agrícolas e de minérios, tornando as exportações possíveis tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Oceano Pacífico.

Considerando-se o trajeto indicado no mapa e levando em conta uma sobreposição aos principais Domínios Morfoclimáticos da América do Sul e as faixas de transição entre eles, definidos pelo geógrafo Aziz Ab’Sáber, pode-se identificar a seguinte sequência de Domínios, do Brasil ao Peru: 

A) Chapadões Florestados, Cerrados, Caatingas, Pantanal, Andes Equatoriais. 
B) Mares de Morros, Pantanal, Chaco Central, Andes Equatoriais. 
C) Chapadões Florestados, Chaco Central, Cerrados, Punas. 
D) Mares de Morros, Cerrados, Amazônico, Andes Equatoriais. 
E) Mares de Morros, Cerrados, Caatingas, Amazônico, Punas.

12. (FATEC 2016) O Brasil vem recebendo uma quantidade significativa de imigrantes haitianos à procura de trabalho e de melhores condições de vida. A entrada de haitianos cresceu bastante depois do terremoto que devastou o Haiti, em 2010. 

A principal porta de entrada desses imigrantes no Brasil é a cidade de 

A) Belém, no Pará, uma vez que a maioria desses imigrantes faz o percurso por via marítima. 
B) Assis Brasil, no Acre, pois grande parte dos imigrantes haitianos segue uma rota pelo Peru para chegar ao território brasileiro. 
C) Santos, em São Paulo, em razão de ter o maior porto do mundo e apresentar facilidades para a entrada clandestina de imigrantes. 
D) Natal, no Rio Grande do Norte, haja vista que, cartograficamente, essa é a cidade brasileira mais próxima da América Central Insular. 
E) Foz do Iguaçu, no Paraná, onde, em função da grande quantidade de turistas, os imigrantes têm maiores facilidades de ultrapassar a fronteira.

13. (FATEC 2016) O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela elaboração dos censos demográficos no Brasil. De acordo com o censo demográfico de 1960, os habitantes da zona urbana representavam 45% da população brasileira. Esse percentual subiu para 75% no censo de 1991 e para 84% no censo de 2010.

A instalação de indústrias nas cidades, aliada à mecanização do campo, trouxe para as áreas urbanas uma grande quantidade de pessoas despreparadas para as funções urbanas, levando ao surgimento de desempregados e subempregados. 

Uma das heranças desse processo sobre o espaço urbano brasileiro é a

A) ocupação ordenada das periferias e subúrbios das cidades. 
B) ausência de moradores de rua nas áreas centrais das cidades. 
C) inexistência de terrenos vazios para a construção civil nas cidades. 
D) expansão do número de cortiços, de favelas e de habitações precárias nas cidades. 
E) regularização e incentivo à construção de moradias sob os viadutos das cidades.


14. (Alberteinstein 2016)  “No Brasil o fenômeno metropolitano chega ao seu ápice a partir da década de 1960, quando o processo de urbanização alcança novo patamar, baseado no aumento das cidades milionárias (...)” 
(Milton Santos. A urbanização brasileira. São Paulo: Editora Hucitec, 1996. p. 66/67) 

Considerando o momento que vivemos pode-se dizer que o fenômeno metropolitano no Brasil 

A) ampliou-se de modo a existirem hoje no país duas metrópoles, fora São Paulo e Rio de Janeiro, que ultrapassaram a cifra de três milhões de habitantes. 
B) ainda é intenso, possui escala nacional e está inclusive interiorizado, marcado por forte dinamismo econômico, mas também por contrastes sociais importantes. 
C) permaneceu vigoroso, mas sem os recursos modernos de telecomunicações, de modo que muitas metrópoles não conseguem exercer influência regional importante. 
D) manteve-se circunscrito às regiões mais industrializadas do país, especialmente no Sudeste; noutras regiões, pode-se falar apenas em crescimento de cidades médias.

15. (FAMEMA) Considerando as especificidades do território brasileiro e as diferentes regionalizações que podem ser empregadas em seu estudo, é correto afirmar que as regiões geoeconômicas se caracterizam enquanto

A) unidades territoriais sob o olhar socioeconômico, articulando as relações entre a sociedade e a natureza.
B) áreas contíguas sob critérios legais, revelando o potencial econômico das terras devolutas.
C) unidades de conservação segundo a raridade do ecossistema, promovendo a recuperação e valorização da natureza.
D) estatutos hierárquicos perante a rede urbana, indicando a centralidade corporativa no sistema urbano nacional.
E) associações políticas em benefício de relações comerciais privilegiadas, estabelecendo acordos para o crescimento econômico regional.



 RESPOSTAS COMENTADAS 

01 - A
A expansão de cultivos agrícolas pricipalmente de grãos por parte das empresas rurais, vem aumentando nas regiões centro-oeste e norte, aumentando cada vez mais o arco do desmatamento da Amazônia, afetando tanto a vegetação nativa quanto a população indígena, gerando intensos conflitos de terras.

02 - E
Com o real mais desvalorizado, a tendência é o aumento no fluxo de estrangeiros para o país, devido aos custos menores, assim como o aumento turismo de brasileiros em território nacional já que os custos para viajar para o exterior aumentaram. Indústrias que importam matéria prima em dólares são prejudicadas pois tem seus custos de produção aumentados o que reflete no encarecimento da mercadoria pressionando os preços pra cima, aumentando a inflação. Porém, as empresas nacionais que tem a sua matéria prima paga em reais não sofre os mesmos efeitos e se elas tiverem clientes no mercado externo, aumentam a sua competitividade no exterior e/ou as suas margens de lucros.

03 - A
A) CORRETA. O número médio de filhos por mulher vem decrescendo desde a década de 1970 e, paralelamente, a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando. A taxa de fecundidade total (número mé- dio de filhos por mulher) de 2013 foi de 1,77 filho por mulher; a projeção é de 1,61 filho em 2020 e 1,50 filho em 2030, taxas abaixo do nível de reposição. 
B) INCORRETA. A expectativa de vida da população brasileira aumentou, mas não explica a diminuição do número médio de filhos por mulher. A menor taxa de fecundidade e melhor expectativa de vida explicam o aumento do número de idosos. Porém, com menos filhos nascendo, a população diminui. 
C) INCORRETA. O governo brasileiro não implantou campanhas que objetivem o controle do número de nascimentos. O acesso a educação e aos métodos anticoncepcionais provocou a gradual redução na taxa de natalidade brasileira, o que diminui o ritmo de crescimento da população. 
D) INCORRETA. O saldo migratório atual e a projeção para o futuro pesam menos no balanço demográ- fico do número de habitantes. Além disso, 2004 foi marcado pelo bom desempenho econômico brasileiro, fator que promove a imigração em direção ao Brasil. 
E) INCORRETA. A mudança de perfil é uma consequência das melhorias médico-sanitárias e educacionais que permitiram um maior controle sobre o momento para ter filhos e geraram mais tempo e qualidade de vida. Quanto menos crianças nascem e mais as pessoas vivem, mais uma nação envelhece, ou seja, maior a quantidade de idosos no total populacional.

04 -  D
D) CORRETA. Ab’Sáber defendia o uso racional dos recursos naturais, o que exige estudos detalhados sobre o espaço natural que será utilizado pelo homem. 
A) INCORRETA. Todo e qualquer projeto intervencionista na Amazônia requer análises que considerem a qualidade de vida dos povos da região. 
B) INCORRETA. Sem políticas públicas adequadas há o comprometimento da biodiversidade. 
C) INCORRETA. Em Unidades de Proteção Integral a restrição aos recursos naturais é total, permitindo apenas o uso indireto, o que inviabilizaria o desenvolvimento das populações que vivem na Amazônia. 
E) INCORRETA. As políticas públicas atuais são insuficientes para a manutenção da floresta e desenvolvimento dos povos locais. O impacto das atividades na Amazônia está comprometendo um dos mais importantes biomas do planeta, especialmente o desmatamento promovido pelo avanço da agropecuária.

05 -  D
De acordo com os dados do IBGE, desde 1991, verifica-se um aumento no número de indígenas no Brasil, os quais apresentam especificidades regionais e não tiveram um movimento linear de crescimento populacional ao longo do tempo. De 1991 a 2010, a Região Norte apresentou crescimento contínuo nos números absolutos de indígenas, passando de 124.615 em 1991, para 213.443 em 2000 e 305.873 em 2010. Contudo, em números relativos, tal região teve uma variação não linear de sua população indígena, abarcando 42,4% dos indígenas brasileiros em 1991, 29,1% em 2000 e 37,4% em 2010. Ao analisarmos as Regiões Sul e Sudeste, verificamos que, em 1991, tais regiões apresentavam, respectivamente, 30.334 (10,3% do total) e 30.589 (10,4% do total) de indígenas. Em 2000, o Sul possuía 84.747 (11,5% do total) indígenas e o Sudeste, 161.189 (22% do total). Dez anos mais tarde, em 2010, foram recenseados 74.945 indígenas no Sul (9,2% do total) e 97.960 no Sudeste (12% do total). Tais dados impossibilitam a alternativa C, posto que os dados verificados no período entre 1991 e 2000 não foram mantidos no período entre 2000 e 2010, havendo uma redução do contingente indígena no centro-Sul e um aumento na Amazônia. A parcela urbanizada de indígenas também não apresentou variação linear. Em 1991, 71.026 indígenas residiam em cidades e 223.105, nas áreas rurais. No ano 2000, 383.298 indígenas estavam em cidades e 350.829 no campo, havendo, nesse momento, mais indígenas urbanos do que rurais. Já em 2010, verificamos uma retomada do predomínio de indígenas rurais, com 315.180 indígenas nas áreas urbanas e 502.783 nas áreas rurais. Tal processo pode ser explicado pela demarcação de terras indígenas.

06 - C
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação, criado pela Lei Federal 9.985, de 18 de julho de 2000, tem por objetivo assegurar a conservação da diversidade biológica, promover o desenvolvimento sustentável e a proteção das comunidades tradicionais. Para tanto, define como um de seus instrumentos a chamada Unidade de Proteção Integral, área delimitada pelo Estado com o objetivo principal de preservar a natureza. A instituição e a delimitação destas áreas correspondem a um processo vertical em que o Estado, a partir de seus órgãos de planejamento, determina quais áreas devem ser preservadas. Ocorre que, na maioria das vezes, tais áreas abrigam populações tradicionais, como indígenas e ribeirinhos, os quais raramente participam das discussões relativas ao processo de demarcação das unidades de conservação.

07 - E
O fechamento de fábricas no polo industrial de Camaçari é resultado da existência de plantas industriais antigas e obsoletas instaladas na região e a falta de competitividade em razão de fatores como o alto preço das matérias-primas e também de energia. Esta retração na indústria petroquímica tem feito com que, desde o ano 2000, cerca de 15.000 postos de trabalho tenham sido eliminados no setor. Tal situação tem levado as empresas a transferir suas unidades fabris para países como o México, onde o custo da matéria prima principal, o gás natural, é um terço do praticado no Brasil.

08 - C
Os planaltos onde se encontram a maioria das bacias hidrográficas que atravessam o centro-Sul do País são bastante antigos, cuja formação geológica remonta às primeiras eras da história da Terra. Assim, um intenso processo de erosão teve lugar já há muito tempo, alterando continuamente as formas do relevo, modificando a direção dos rios. Além disso, Minas Gerais, um estado planáltico por natureza, apresenta a tendência a um desgaste maior e, dentro do período de 1,3 milhão de anos, curto em termos geológicos, várias escarpas que formavam a borda da Bacia do Rio São Francisco foram profundamente alteradas.

09 -  B
A questão aborda os problemas de saúde e degradação ambiental decorrentes do uso de agrotóxicos, no caso específico, a detecção de resíduos no Planalto Matogrossense (Planaltos e Chapadas dos Parecis), nascente do Rio Paraguai e afluentes, bem como os cursos que se dirigem à Planície do Pantanal. A ênfase do texto é para os efeitos nocivos, na saúde e no ambiente, decorrentes do uso dos agrotóxicos em lavouras regionais de soja, milho e algodão e o comprometimento da biodiversidade das espécies e dos grupos humanos.

10 - E
No período de 2004 a 2009, as metrópoles da Região Sudeste apresentaram alto grau de saturação das infraestruturas urbanas, isso provocou a diminuição dos fluxos migratórios, tendo em vista que a quantidade de empregos e oportunidades geradas se tornou insuficiente para atender a demanda o que fez com que parte desses imigrantes retornasse ao seu lugar de origem. 

11 - D
De acordo com a classificação dos domínios morfoclimáticos proposta pelo professor Aziz Ab’Sáber, em seu livro Os Domínios de Natureza no Brasil, partindo do Sudeste em direção ao interior do Brasil, e observando-se o traçado da Ferrovia Transo - ceâ nica, podemos identificar a seguinte sequência: MARES DE MORROS – domínio compreendido por morros recobertos predominantemente por Mata Atlântica intensamente devastada pela expansão urbano-industrial; CERRADOS – domínio consti - tuído por planaltos e chapadas com vegetação original de Cerrado com grande devastação decorrente da expansão da fronteira agrícola; AMAZÔNICO – domínio formado, em sua maior parte, por terras baixas cobertas pela Floresta Equatorial Amazônica. Em território peruano, encontramos os ANDES EQUATORIAIS.

12 - B
Para os haitianos, a rota mais fácil para o Brasil, devido ao seu menor custo, é a ida ao Peru, a travessia da Cordilheira dos Andes, e a entrada no Brasil pela cidade de Assis Brasil, no estado do Acre. Como o governo brasileiro não impõe restrições à entrada dos imigrantes, grande número deles chegam ao Acre e, de lá, vão de ônibus ou outros meios de transporte para os maiores centros brasileiros, como São Paulo e esta dos do Sul do País. 

13 - D
Em função do crescimento urbano acelerado observa - do num país subdesenvolvido como o Brasil, a estrutura imobiliária, pelas suas próprias características capitalistas, não tem condição ou intenção de fornecer a quantidade de moradias suficientes para uma população em crescimento constante, principalmente nas grandes metrópoles, deixando para a atuação do Esta - do a construção das chamadas moradias populares (o que nem sempre ocorre). Daí o cresci mento descontro - lado da quantidade de moradias irregulares, como os cor tiços, as favelas, os loteamentos clandestinos, além de enormes contingentes que se tornam moradores de rua. 

14 - B
Segundo o Censo de 2010, as metrópoles brasileiras que ultrapassam 3 milhões de habitantes são: Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e RIDE-DF. O crescimento destas metrópoles, característico do processo de urbanização tardio, ocorreu de forma desordenada. Houve a modernização da infraestru - tura, sobretudo das telecomunicações, mas este desenvolvimento se disseminou de forma que não abrangeu toda a sua população. Os novos arranjos espaciais passaram a exercer influência sobre todo o território nacional, polari - zando o espaço que inclui parte do território de países vizinhos.

15 - A
A regionalização geoeconômica brasileira é uma proposta de divisão do território nacional tendo como critérios não apenas os aspectos naturais, mas, sobretudo, as particularidades socioeconômicas, destacando as relações entre a sociedade e a natureza.
Essa divisão estabelece três regiões geoeconômicas: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Os estados que integram essas regiões apresentam vários aspectos em comum, no entanto, é necessário destacar que não há homogeneidade, e que cada unidade apresenta peculiaridades socioeconômicas.


________________________________________
Fontes:
http://www.passenaufrgs.com.br/provas/2016/ufrgs-2016-prova-geografia.pdf
http://vestibular.pucpr.br/wp-content/uploads/2014/09/PROVA-COMENTADA-TARDE-22102016.pdf
http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/pucsp/2016/pucsp2016.pdf
http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada.aspx
http://angloresolve.plurall.net/#topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário