Governo Itamar Franco - 22 Exercícios com gabarito

01. (FATEC SP) - No governo do Presidente Itamar Franco (em junho de 1994) foi lançado, pelo seu ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o plano econômico conhecido como Plano Real. Esse plano equiparou a moeda brasileira ao dólar, 

a) Reduziu a taxa de juros e anunciou a contenção do déficit público com uma política de demissões dos funcionários públicos que possuíssem altos salários. 
b) Elevou as taxas de juros e anunciou a redução do déficit público, devido aos empréstimos do FMI, combinado com a contratação de centenas de novos fiscais para impedir a importação de produtos supérfluos no mercado brasileiro. 
c) Diminuiu as taxas de juros, proporcionando ao pequeno e médio empresário brasileiro a possibilidade de competir com os produtos trazidos pelas empresas multinacionais. 
d) Elevou a taxa de juros e anunciou a redução do déficit público, devido à privatização das empresas estatais. 
e) Diminuiu as taxas de juros, facilitou o crédito para as micro e médias empresas, diminuiu os impostos sobre a produção de bens nacionais, para incentivar o aumento da produção, e controlou o déficit público com uma agressiva política de nacionalizações de empresas estrangeiras.

02. (UCPEL RS) - Constando de apenas 24 artigos, o Tratado de Assunção não pode ser comparado ao Tratado de Roma de 1957, que instituiu a Comunidade Econômica Européia, muito embora persiga, grosso modo, os mesmos objetivos integracionistas [...] Do ponto de vista comparativo, o Tratado de Assunção se aproxima mais da Convenção BENELUX que instituiu uma 'união aduaneira' entre a Bélgica, Luxemburgo e os Países Baixos. Da mesma forma que esses países, os Estados-Partes do Tratado de Assunção também se propõem criar um território econômico comum no qual nada deve se opor à livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas, eliminar qualquee discriminação entre produtos e produtores nacionais respectivos, instaurar uma política econômica, financeira, fiscal e social coordenada, instituir uma tarifa externa comum, estabelecer uma política comercial e cambial comum em relação a terceiros países e promover o bem-estar econômico e social dos seus povos".
(ALMEIDA, Paulo Roberto de. O Mercosul no contexto regional e internacional. São Paulo: Aduaneiras, pp. 82- 3, 1993). 

O texto acima apresenta algumas limitações do Mercosul. Em termos de Brasil, podemos dizer que:

a) A principal vantagem do Brasil consiste no fato de possuir energia elétrica em grande quantidade e sua desvantagem maior está no alto número de impostos cobrados. 
b) Como ponto positivo destaca-se o fato do Brasil dispor de uma estrutura empresarial forte e também um baixo custo de produção; em contrapartida, conta com uma carga tributária significativa e transporte basicamente rodoviário. 
c) O principal atrativo econômico do Brasil reside nos baixos custos portuários e o ponto negativo para a plena integração do Brasil ao Mercosul está na sua incipiente industrialização. 
d) Um fator altamente positivo para o Brasil é o elevado desenvolvimento da agropecuária (notadamente a partir da década de 70), e o ponto negativo está na mão-de-obra pouco qualificada. 
e) O elevado número de rodovias no Brasil é responsável pela sua maior inserção no Mercosul e a deficiência tecnológica em alguns setores consiste numa barreira de integração.

03. (UFRN) - Em sessenta anos, aprendemos que o Brasil gerou três categorias sociais - ricos, pobres e indigentes. É como se elas habitassem países diferentes. Existe a minoria rica, branca, sofisticada, formando uma sociedade mais ou menos comparável à do Canadá. Tem uma maioria pobre, negra, silenciosa e resignada, do tamanho do México. E há 32 milhões de indigentes, uma Argentina dentro do Brasil. Esses 32 milhões são brasileiros que o Brasil trata como estrangeiros, uma população indesejada, descurada, quase inimiga. 
[Adaptado de] SOUZA, Herbert de. Veja 25 anos: reflexões para o futuro. São Paulo: Abril, 1993. p.16-21. 

No texto acima, o sociólogo Herbert de Souza – Betinho – denuncia a exclusão social no Brasil contemporâneo. Uma das razões dessa exclusão é o(a): 

a) Elevação dos índices de subemprego e desemprego, criados por uma política de isolamento da economia nacional frente aos blocos econômicos internacionais. 
b) Permanência da estrutura econômico-social colonial, que limitou o crescimento industrial, impedindo o desenvolvimento do mercado de trabalho. 
c) Modelo econômico de excessiva centralização estatista, que não conseguiu financiar o desenvolvimento econômico fora do mercado internacional. 
d) Processo de modernização tecnológica na economia, o qual reduziu a absorção do conjunto da mão-de-obra existente, agravando as desigualdades sociais.

04. (ACAFE SC) - O Plano Real (1994) foi o nome dado ao projeto de estabilização monetária que marcou o final da gestão de Itamar Franco. Ele assumiu a Presidência da República em 1992, após o afastamento de Fernando Collor de Melo. Sobre os governos de Collor e Itamar e o referido plano, assinale a alternativa incorreta. 

a) Sem medidas impopulares como o confisco das poupanças feito por Collor, o Plano estabilizou a inflação, mas acentuou o desemprego, segundo os críticos. 
b) Collor cultivou uma imagem de juventude, ética e modernidade, o que contrastou com as acusações de corrupção que recebeu, inclusive do próprio irmão. 
c) Itamar Franco, apesar do cenário inicial desfavorável, conseguiu concluir seu governo com a inflação em franca diminuição, um reflexo do Plano Real. 
d) Fernando Henrique Cardoso foi o Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco e um dos idealizadores do Plano Real.
e) Collor foi identificado como “caçador de marajás” pela sua ética irreprovável, afastando do poder seus auxiliares Paulo César Farias - PC, Antônio Rogério Magri e sua esposa Rosane Collor, acusados de irregularidades.

05. (UNIFOR CE) - "...Embora a vontade política do presidente Itamar, dos ex-ministros Fernando Henrique Cardoso e Rubem Ricupero tenha implantado a primeira fase do Plano Real com sucesso, sem a segunda fase (...) o Plano não será bem sucedido..." 
(Jornal Mundo. Dezembro/1994) 

Pelo programa econômico divulgado pelo governo, o sucesso da segunda fase a que o texto se refere implicava em: 

a) Ampliar a representação dos Estados no Senado e reestruturar o poder Judiciário. 
b) Mudanças na legislação trabalhista nas esferas federal, estadual e municipal. 
c) Reformas estruturais nos sistemas tributário, previdenciário e na administração pública. 
d) Estimular a criação de mecanismos de proteção ao produtor e estatizar as empresas privadas. 
e) Centralizar as decisões de política monetária nas instituições financeiras privadas.

06. (Mackenzie SP) - Em junho de 1994, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, anunciou à nação um amplo programa de estabilização da economia. Entre as principais características do Plano Real, estão corretas: 

a) O confisco, por 18 meses, de recursos depositados em contas bancárias e em cadernetas de poupança e o congelamento de preços e salários. 
b) A reforma monetária, com equiparação do valor da moeda nacional ao dólar, a elevação da taxa de juros, a redução do déficit público e a privatização de estatais. 
c) A suspensão do pagamento da dívida externa, a contenção dos gastos públicos e limitações aos reajustes de preços e de salários, gerando inflação zero. 
d) O controle da inflação por meio do congelamento de preços, a reforma monetária com aumento real de salários e a abertura do mercado interno a investidores estrangeiros. 
e) A exclusão econômica e social da maior parte da população, a concentração de rendas, a redefinição dos gastos públicos, com privilégio das áreas de segurança e transportes.

07. (UNIPAR PR) - Em 1994, depois de 24 anos, o Brasil conquistava o seu quarto título na Copa do Mundo realizada nos EUA. Nesse mesmo ano, a grande mudança que ocorreu no país foi: 

a) o afastamento de Fernando Collor de Mello da presidência sob acusação de corrupção. 
b) a implantação de eleições presidenciais em dois turnos para barrar o fortalecimento do PT. 
c) a implantação do Plano Real, sob o comando de Fernando Henrique Cardoso, que abriu caminho para o controle da inflação no país. 
d) a renúncia de Itamar Franco para concorrer às eleições presidenciais que ocorreriam no final do ano. 
e) a aprovação da emenda constitucional que permitia a reeleição dos prefeitos, governadores e presidente que já se encontravam no poder.

08. (UFLA MG) - Em 29 de setembro de 1992, após uma sucessão de escândalos, a Câmara dos Deputados aprovou a abertura de processo contra o então presidente Fernando Collor por vários crimes. Com o afastamento de Collor em 2 de outubro, Itamar Franco assumiu o cargo, inicialmente como interino e, a partir de 29 de dezembro, quando o ex-presidente renunciou à presidência, em caráter definitivo. Seu governo iniciouse com amplo apoio popular e sem oposição, mas enfrentou sérios problemas econômicos legados pelos governos anteriores . Barsa Planeta Internacional Ltda. 

Assinale a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE ações do governo Itamar Franco. 

a) Criação de um plano de estabilização econômica que estabeleceu uma paridade entre a moeda local e o dólar. 
b) Confisco da poupança e congelamento das contas bancárias acima de determinado valor. 
c) Quebra do monopólio do petróleo e das telecomunicações e alteração estratégica do conceito de empresa estatal em prol do mercado externo. 
d) Lançamento de um conjunto de medidas, como o aumento dos juros, com o objetivo de reduzir o déficit público. 
e) Convocação de uma nova Assembléia Constituinte, caracterizada pela descentralização administrativa e financeira do Estado. 

09. (UNIFEI SP) - No dia 29 de dezembro de 1992, assumiu o comando da nação, no plano jurídico, o Presidente Itamar Franco. Recebendo uma herança de problemas sociais e econômicos, Itamar Franco nomeou, em 1993, Fernando Henrique Cardoso para o Ministério da Fazenda. Alguns meses depois foi anunciado um plano que tinha como objetivos acabar com a inflação e estabilizar a economia. Esse plano foi o: 

a) Plano FHC 
b) Plano Verão 
c) Plano Itamar 
d) Plano Real 

10. (FEI SP) - Muitos foram os planos de estabilização implantados a partir da década de 80 no Brasil, com o objetivo de debelar o processo inflacionário. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o plano e o presidente responsável pela sua implantação: 

a) Plano Real – Itamar Franco. 
b) Plano Cruzado – Itamar Franco. 
c) Plano Bresser – Fernando Henrique Cardoso. 
d) Plano Real – Fernando Henrique Cardoso. 
e) Plano Real – José Sarney. 

11. (FGV) - Recentemente, em julho de 2011, faleceu o ex-presidente Itamar Franco. A respeito da sua chegada ao poder e do seu governo, é correto afirmar: 

a) Venceu Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das eleições disputadas em 1994, graças ao sucesso do Plano Real, implementado no governo de Fernando Henrique Cardoso. 
b) Venceu Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1989 e organizou um governo de coalizão nacional, do qual participaram todos os demais partidos políticos brasileiros, inclusive o PT. 
c) Assumiu a presidência após o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello e, com seu ministro Fernando Henrique Cardoso, implementou o Plano Real. 
d) Foi eleito em janeiro de 1985, em eleição direta pelo colégio eleitoral, e organizou um governo de reformas políticas e econômicas que permitiram sua reeleição em 1994. 
e) Foi eleito em 1994 devido ao sucesso do Plano Real implementado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, do qual participou como ministro da Fazenda.

12. (Fac. Direito de Sorocaba SP) - Em seu curto período de governo, o país cresceu e viveu um tempo de ousadia e inovação. (...) ainda tenho fé de que a imprensa produza, passado o tempo, a biografia exata de quem foi o presidente Itamar Franco e do que foi seu governo. (...) O Brasil perdeu mais uma de suas melhores referências políticas. 
(Senador Pedro Simon, Época, 11.07.2011) 

Durante o “curto período de governo” desse presidente, falecido em julho de 2011, ocorreu a 

a) formação do Mercosul. 
b) implementação do Plano Real. 
c) promulgação da atual Constituição. 
d) abertura do processo do mensalão. 
e) privatização da Vale do Rio Doce.

13. (UNIFOR CE) - O controle do processo inflacionário no Brasil ocorreu nos anos 1990 a partir da execução do Plano Real, criado no governo do presidente Itamar Franco. Sobre o Plano Real, podemos afirmar que 

a) congelou os preços e salários por três meses e criou a moeda Real (R$). 
b) criou a moeda Real (R$), elevou as taxas de juros e estabeleceu o valor do Real (R$) próximo ao valor do Dólar (US$). 
c) criou a moeda Real (R$), diminuiu as taxas de juros e estabeleceu a paridade com o Dólar (US$). 
d) congelou preços por seis meses, elevou os juros e criou o câmbio flutuante. 
e) criou o Real (R$), elevou as taxas de juros e congelou os salários por seis meses.
 
 14. (Mackenzie SP) - A respeito do Plano Real, programa brasileiro com o objetivo de estabilização econômica, é correto afirmar que 

a) foi elaborado pelo ministro da Economia da época, Dílson Funaro, e apesar da resistência por parte dos partidos de oposição, foi implantado, com sucesso, no final do governo José Sarney. 
b) o ministro Fernando Henrique Cardoso, durante o governo Itamar Franco, anunciou o programa que tinha como objetivo acabar com a inflação e estabilizar a economia. 
c) o plano econômico, idealizado pela equipe econômica do governo Itamar Franco, não apresentou, inicialmente, resultados expressivos no combate à inflação, o que gerou um desgaste político para o presidente Itamar. 
d) a desconfiança, por parte dos partidos de oposição, na eficácia do Plano Real em efetivamente combater a inflação não permitiu que o presidente Itamar pudesse se candidatar à reeleição como presidente da República. 
e) o presidente Fernando Henrique Cardoso, para tentar solucionar os problemas relacionados à ineficácia do Plano Real instituiu, no inicio do seu governo em 1995, uma nova moeda, o real. 

15. (IBMEC RJ) - O parlamentarismo é um sistema de governo que por duas vezes se tentou implantar no Brasil republicano, por meio de plebiscitos. Em ambas as tentativas foi derrotado de forma inquestionável. A primeira vez foi em 1963, durante o governo João Goulart e a segunda: 

a) em 1964, quando os militares tomaram o poder em função de um golpe; 
b) em 1967, como parte da aprovação a que foi submetida a nova constituição elaborada no governo Castello Branco; 
c) imediatamente após a eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral; 
d) em 1993, como parte das Disposições Transitórias da Constituição de 1988;
e) durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, pois faz parte do programa defendido pelo PSDB.

16. (IBMEC RJ) - Lançado em 1º de julho de 1994 como uma esperança de solução para a grave crise inflacionária que o país vivia naquele período, o Plano Real transformou-se em um retumbante sucesso, contribuindo para que pudéssemos alcançar um importante objetivo: uma melhor distribuição de renda. O ministro da Fazenda à época desse lançamento era: 

a) Zélia Cardoso de Mello; 
b) Fernando Henrique Cardoso; 
c) Pedro Malan; 
d) Marcílio Marques Moreira; 
e) Antonio Delfim Netto.

17. (Fatec) - Após o impeachment de Collor, Itamar Franco assumiu a presidência do Brasil, dizendo que sua meta era combater a pobreza, a inflação e a recessão. Sobre seu governo é correto afirmar que 
a) o desemprego e a miséria diminuíram, dando alento à população. 
b) os erros políticos, administrativos e econômicos cometidos por ele geraram incertezas quanto ao futuro do país. 
c) conseguiu reduzir consideravelmente a taxa inflacionária do país, ao bloquear os ativos financeiros das pessoas físicas e jurídicas. 
d) visava a defender e recuperar as reservas internacionais do país com a decretação da moratória. 
e) buscava controlar os preços e desindexar a economia, com a criação do Plano Cruzado.

18. (UFPE) - No âmbito da economia nacional, o Plano Real:

a) foi criado e executado durante o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, com amplo apoio da população;
b) beneficiou os trabalhadores assalariados, que, pela primeira vez na história do Brasil, tiveram seu poder de compra valorizado;
c) além de ter uma expressiva aceitação popular, contribuiu para a estabilidade política do governo de Fernando Henrique Cardoso;
d) foi uma criação de Delfim Neto, quando era ministro de Itamar Franco, o que lhe garantiu a eleição como deputado federal;
e) não guarda relações com o neoliberalismo, pois tem como princípio a intervenção do Estado na gestão da economia.

19. (ACAFE/SC) - Fernando Collor de Melo, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso (FHC) governaram o Brasil entre 1990 e 2002.
Sobre esses governos, suas características e contextos, todas as alternativas estão corretas, exceto:

a) Itamar Franco completou o mandato de Collor que sofreu processo de impeachment, acusado de diversas irregularidades em seu governo.
b) FHC reelegeu-se no 1.o turno, em 1998, para seu segundo mandato, amparado, em grande parte, pela estabilização monetária do Plano Real.
c) Itamar Franco destacou-se pelos processos de privatização em seu governo, em especial da Companhia Vale do Rio Doce (mineradora estatal) e da Petrobras.
d) O Plano Real, projeto econômico que transformou a economia brasileira nos anos 90, foi implantado em 1994, no final do governo de Itamar Franco e sob a direção de FHC, que era o Ministro da Fazenda, nessa época.
e) Primeiro presidente eleito pelo voto direto desde a década de 60, Collor tomou posse defendendo, entre outras coisas, a privatização de empresas estatais e a abertura do Brasil ao mercado internacional.

20. (Fatec) - Sobre o governo do Presidente Itamar Franco considere as seguintes afirmações: 

I - Embora os graves problemas sociais e econômicos continuassem a exigir providências, o grande debate político dava-se em torno da definição das futuras candidaturas para presidente da república. 
II - Após a realização do plebiscito que decidiu sobre o regime e a forma de governo que deveriam vigorar no país, a revisão constitucional (questão de fundamental importância) não foi adiante. 
III - A culminância da atuação do Ministério da Fazenda deu-se com a implantação de um novo plano econômico: o Plano Real. Tratava-se de um conjunto de medidas que deveriam recuperar a moeda e promover a estabilidade da economia. 

Dessas afirmações: 
a) apenas a II e a III são corretas.
b) apenas a I e a III são corretas. 
c) apenas a I e a II são corretas. 
d) apenas a I é correta. 
e) todas são corretas

21.  (Pucrs) - A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 possibilitou a continuidade e o aprofundamento do modelo de desenvolvimento baseado no Plano Real, que fora lançado em julho daquele ano, sob a articulação do futuro presidente, à época Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco. Compõem esse modelo de desenvolvimento os itens a seguir, com EXCEÇÃO da 

a) necessidade de aprofundar a internacionalização da economia brasileira. 
b) preservação da estabilidade da moeda. 
c) ampliação da atuação direta do Estado em setores estratégicos da economia. 
d) liberação dos mecanismos de mercado como forma de estímulo à competitividade. 
e) abertura ao capital estrangeiro como meio potencial de financiar o crescimento.

22.  (Fatec) - O Plano Real entrou em vigência em fins de 1993, durante o governo de Itamar Franco. Sobre esse plano é correto afirmar que: 

a) reduziu a inflação, desenvolveu a indústria nacional e trouxe a estabilização política. 
b) reduziu a inflação, desenvolveu a indústria nacional e ajudou a diminuir o desemprego. 
c) reduziu a inflação, mas as medidas de ajuste adotadas provocaram recessão econômica, quebras de bancos e de empresas, assim como um surto de demissões e desemprego. 
d) reduziu a inflação, trouxe a estabilidade econômica, desenvolveu a indústria nacional, resolvendo muitos problemas sociais, com o aumento do poder aquisitivo da população. 
e) reduziu a inflação, estabilizou o setor produtivo nacional, ajudou a diminuir a desigualdade social existente no campo e na cidade, enfraquecendo as organizações de oposição como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.








______________________________________________________________________________
RESPOSTAS:
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
 B
 C
 B
 A
 D
 A
 C
 B
 D
16
17
18
19
20
21
22

 B
 B
 C
 C
 E
 C










Um comentário: