Povos Bárbaros - 7 Exercícios com gabarito

01. (FUVEST) - Sobre as invasões dos “bárbaros” na Europa Ocidental ocorridas entre os séculos III e IX, é correto afirmar que: 

a) Foi uma ocupação militar violenta que, causando destruição e barbárie, acarretou a ruína de todas as instituições romanas. 
b) Se, por um lado, causaram destruição e morte, por outro contribuíram, decisivamente, para o nascimento de uma nova civilização, a da Europa Cristã. 
c) Apesar dos estragos causados, a Europa conseguiu, afinal, conter os bárbaros, derrotando-os militarmente e, sem solução de continuidade, absorveu e integrou os seus remanescentes. 
d) Se não fossem elas, o Império Romano não teria desparecido, pois, superada a crise do século III, passou a dispor de uma estrutura socioeconômica dinâmica e de uma constituição política centralizada. 
e) Os godos foram os povos menos importantes, pois quase não deixaram marcas de sua presença. 

02. (UEL/PR) - A chamada “desintegração” do Império Romano remodelou a Europa. As modificações que ocorreram levaram à formação de uma sociedade com características próprias, conhecida como sociedade medieval. Sobre o período da Alta Idade Média (do século V ao X), é correto afirmar: 

a) Os povos que ocuparam o Império Romano mantiveram a estrutura política anterior, com uma divisão equilibrada e estável das funções públicas. 
b) Chamados de “bárbaros”, povos como os germanos e os hunos foram responsáveis pela retomada da atividade mercantil e pela urbanização da Europa. 
c) Com o caráter da migração ou invasão, a chegada dos chamados “bárbaros” esteve relacionada à falência do mundo escravista e à debilidade militar de Roma. 
d) A população residente no antigo Império Romano integrou-se com as várias tribos germânicas invasoras, formando federações como a Gália e a Hispânia. 
e) Os conflitos entre romanos e germanos, decorrentes das invasões, acabaram caracterizando a denominada Guerra dos Cem Anos.

03.  (UFSC/SC) - O debilitamento do Império Romano permitiu a invasão da Europa Ocidental por tribos bárbaras vindas do norte e do leste, provocando:

a) O aparecimento de pequenos reinos com relativa noção administrativa e substituição da economia agrícola por urbana.
b) A formação do Império Bizantino, a diminuição dos hábitos de consumo e a redução da economia de mercado.
c) A desintegração da autoridade central, despovoamento das cidades e ruralização da economia.
d) O abandono das cidades, aumento da escravidão e substituição da economia monetária pela troca.
e) O colapso da cultura latina e a organização de pequenos estados políticos estáveis.

04.  (FGV/SP) - Os romanos denominavam de bárbaros os povos que viviam fora de suas fronteiras, não tinham seus costumes nem estavam submetidos às suas leis. Entre os vários grupos de bárbaros que desarticularam o poder do Império Romano e se apossaram de sua parte ocidental, destacavam-se os germanos. Sobre a sociedade germânica, é incorreto afirmar que:

a) Vivia do pastoreio e da agricultura de subsistência.
b) Sua vida social era regulamentada pelos costumes (direito consuetudinário).
c) A instituição do comitatus baseava-se em uma relação pessoal e de lealdade entre o chefe guerreiro e seus soldados.
d) Era uma sociedade primitiva, não conhecia o Estado.
e) Era uma sociedade monoteísta.

05. (PUC/RS) - Dentre os Reinos Bárbaros surgidos após as invasões germânicas e o fim do Império Romano, o Reino Franco foi o mais importante porque:

a) Os reis francos se converteram ao cristianismo e defenderam o Ocidente contra o avanço dos muçulmanos.
b) Promoveu o desenvolvimento das atividades comerciais entre o Ocidente e o Oriente, através das Cruzadas.
c) Nesse período a sociedade feudal atingiu sua conformação clássica e o apogeu econômico e cultural.
d) Houve uma centralização do poder e viveu-se um período de paz externa e interna, o que permitiu controlar o poder dos nobres sobre os servos.
e) Os reis francos conseguiram realizar uma síntese entre a cultura romana e a oriental, que servia de inspiração ao Renascimento Cultural do século XIV.

06. (UFPR) - As invasões germânicas têm início no século IV d.C. e promovem importantes transformações no panorama mediterrâneo, as quais atingem as estruturas do mundo clássico. Identifique, dentre as transformações abaixo, a que corresponde à raiz da protofeudalização da Europa Ocidental:

a) Substituição do cristianismo pelos cultos celtas e godos nos reinos germânicos.
b) Ruralização e fragmentação do poder político.
c) Desaparecimento do latim como língua escrita e falada, substituída pelos dialetos germânicos.
d) Imposição da maneira de viver dos povos germânicos e conseqüente destruição da cultura do povos dominados.
e) Substituição do Direito Romano pelos costumes dos povos invasores.

07. (PUC-RJ) - Dentre os vários Reinos Bárbaros que se formaram na Europa, após a queda do Império Romano Ocidental, um teve grande destaque, em virtude de personagens como Clóvis e Carlos Magno. O grupo Germano organizador de tal reino foi o dos:

a) Saxões.
b) Godos.
c) Ostrogodos.
d) Francos.
e) Vândalos





 ➥ GABARITO: 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
B
CCEABD

Um comentário: